Mundo

Forças iraquianas ainda combatem Estado Islâmico em Fallujah

Exercício de treinamento conjunto entre militares dos Estados Unidos e do Iraque perto de Ramadi em novembro de 2009 (Foto: Wikimedia Commons)

(ANSA) – As Forças Armadas do Iraque continuam a enfrentar militantes jihadistas do Estado Islâmico (EI, ex-Isis) no norte da cidade de Fallujah, dias após terem tomado controle do centro administrativo do município. Em entrevista à agência norte-americana “Associated Press”, o general Haider al-Obeidi disse que espera livrar totalmente a cidade dos jihadistas nos próximos dias.

Ainda segundo ele, apesar de muitos tentarem deixar a cidade se disfarçando, a grande maioria dos militantes são estrangeiros e não conseguem se misturar com a população, tornando-se alvos fáceis de identificação. Após mais de dois anos nas mãos dos terroristas, as autoridades de Bagdá finalmente hastearam a bandeira do Iraque no centro da cidade de Fallujah na última sexta-feira, depois de quase quatro semanas de cerco ao EI.

Fallujah foi a primeira cidade iraquiana a cair nas mãos do EI, ainda em janeiro de 2014, meses antes de declararem o Califado na região entre Iraque e Síria. Se o controle total da cidade for retomado, isso irá representar um grande golpe para o grupo. Dados não oficiais apontam que desde maio, quando a ofensiva teve início, mais de 60 mil pessoas deixaram a cidade, sendo que metade delas saíram na última sexta-feira. A cidade se localiza a cerca de 60 quilômetros da capital, Bagdá.

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!). Fale conosco!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.