Notícias

Folião que vai pular Carnatal deve tomar cuidados com a saúde

Fisioterapeuta e nutricionista oferecem dicas importantes para aproveitar a festa sem contratempos; risco de lesões musculares e desidratação estão presentes durante a micareta

A contagem regressiva para os dias de folia está chegando ao fim: no próximo final de semana, de sexta-feira (09) a domingo (11), milhares de natalenses e turistas irão pular atrás do trio ao som de muito axé, forró eletrônico e pagode, na maior micareta do Brasil, o Carnatal. E para aguentar os longos percursos de cada bloco, alguns cuidados com a saúde são importantes.

Atenção no consumo dos alimentos e uma boa preparação física podem prevenir problemas de saúde e garantir ao folião aproveitar todos os dias do Carnaval fora de época. A docente de Fisioterapia, Maria Karolina Ferreira, e o professor de Nutrição, Rodrigo Rüegg, da Estácio, dão as melhores dicas para tirar o melhor proveito da festa.

Segundo Maria Karolina, a falta de preparo físico pode favorecer a ocorrência de lesões musculares e, na maioria das vezes, os indivíduos não se preparam adequadamente. Na lista de atividades que podem ser realizadas com o objetivo de melhorar o condicionamento físico para os dias de festa estão corrida, pilates e musculação. E caso não haja preparação, a orientação é que se faça pausas durante o percurso para evitar a fadiga e lesões decorrentes.

Quem vai pular Carnatal também deve estar atento ao uso de calçados adequados que promovam uma melhor estabilidade corporal e protejam os pés, como os tênis. “Especialmente para as mulheres, essa é a hora de guardar as sandálias de salto ou as rasteirinhas, pois ambas não têm amortecimento e não cobrem os pés totalmente, o que não traz a segurança e o conforto necessários para a ocasião”, aponta a fisioterapeuta.

Em caso de lesões durante o percurso, a orientação do especialista é procurar imediatamente o serviço médico para realizar os primeiros socorros. “Após esse primeiro atendimento, o folião deve seguir as orientações médicas e, se necessário, procurar um fisioterapeuta para realizar a reabilitação dessa lesão”, esclarece.

Cuidados com a alimentação

Para evitar transtornos durante o trajeto da micareta, é imprescindível que o folião tenha uma alimentação balanceada, principalmente se não houve prática esportiva durante todo o ano. No almoço do dia da festa, o nutricionista orienta evitar comidas gordurosas como buchadas, ensopados, rabadas, e dar preferência a proteínas leves como frango, peixe ou cortes de carnes mais magros.

Algumas frutas como banana, melancia, melão, abacaxi e uva também são indicadas para consumo por sua grande quantidade de vitaminas e minerais e boa quantidade de água que auxiliam no combate à desidratação. Este quadro é bastante comum na micareta porque soma-se à grande agitação os fatos de que ela acontece no início da época mais quente do ano e o alto consumo de bebidas alcoólicas na festa.

O grande problema é que o álcool inibe o hormônio antidiurético, o que faz com que a gente perca bastante água na urina, principalmente. Isso associado ao excesso da produção de suor pode acarretar na desidratação que é tão comum no dia posterior, como a famosa ‘ressaca’. Então a recomendação é que se for beber uma lata de cerveja, por exemplo, consuma também um copo de água para minimizar a desidratação, mas evidentemente também é preciso cuidado com o excesso de bebidas alcoólicas que trazem outros problemas de saúde”, adverte Rodrigo.

Logo antes do horário do bloco passar, é fundamental se alimentar bem, mas outro ponto de atenção deve ser o risco de infecção ou intoxicação alimentar. O folião deve ficar atento às condições higiênicas do estabelecimento em que está adquirindo a comida. “É importante consumir carboidratos antes da festa e, com isso, garantir a energia necessária para pular o Carnatal”, orienta o nutricionista. Ficam como dicas alimentos como batata doce, cuscuz, arroz, tapioca e pão integral.

Para quem vai comer fora de casa, Rodrigo alerta ainda para sempre observar as questões básicas de higiene: se o armazenamento dos alimentos é feito em locais apropriados e refrigerados, se há torneiras para lavar os utensílios e se o manipulador do alimento é o mesmo que manipula o dinheiro, o que não deve ocorrer.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Romã: o segredo para manter a mente afiada. Desvende os Segredos do Exercício Ideal para Emagrecer com Saúde! Mitos e Verdades do Vinagre de Maçã Noite Sem Descanso? Descubra os Perigos do Trabalho Noturno para sua Saúde! Celebrando 20 Anos de “De Repente 30” A Longa Espera Termina: Voyager 1 Fala com a Terra Toque Futurista: A Chegada dos Botões Capacitivos no iPhone 16 Em meio ao reality, participante do Big Brother Argentina enfrenta batalha contra o câncer. Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida.

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.