RN

Filhotes de tartarugas são atropelados a caminho da praia de Tourinhos (RN)

Foto: Heldene Santos/ONG Amjus

Filhotes de tartarugas foram atropelados, nesta terça-feira (28), quando tentavam atravessar uma estrada para chegar ao mar, na praia de Tourinhos, em São Miguel do Gostoso. A diretoria da Associação de Meio Ambiente, Cultura e Justiça Social (Amjus), que atua naquela área, afirma que o incidente aconteceu devido a uma estrada construída em local inadequado.

De acordo com Heldene Santos, presidente da Ong, 64 tartarugas morreram no atropelamento. Ele considera que a estrada foi aberta indevidamente, que “nunca deveria ter sido colocada ali” e explica que “por serem pequenininhas e pretas, elas (tartaruguinhas) são confundidas com pedras pelos motoristas”.

Ainda de acordo com Heldene Santos, existe livre circulação de veículos na praia sem controle devido. “Principalmente, carros 4 x 4 que circulam a vontade, em alta velocidade, e os quadriciclos. Por mais que a gente tenha conversado e feito reuniões, esse tipo de situação continua acontecendo”.

O presidente da Amjus informou que no mês passado houve uma reunião entre a Prefeitura de São Miguel do Gostoso e as pastas do Governo do Estado com competência para o assunto. De acordo com Heldene Santos, os órgãos estabeleceram um prazo de 15 meses para solucionar o problema.

Até que se passe esse tempo, a Amjus teme novos acidentes como o dessa terça. “A nova temporada de desova ocorre nesses 15 meses”, citou Heldene Santos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!). Fale conosco!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.