Feirinhas agroecológicas garantem escoamento da produção familiar

janeiro 15, 2019 0 Por Rafael Nicácio
Feirinhas agroecológicas garantem escoamento da produção familiar

Pensando em alternativas para desenvolver o setor da agricultura familiar no Estado, bem como criar oportunidades de escoar a produção proveniente desse meio, o Governo do RN, por intermédio da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca – Sape, criou a Feirinha Agroecológica da Praça Sete de Setembro, localizada no Centro do Natal.

Fruto de parceria firmada entre a Sape e o Tribunal de Justiça do RN, a iniciativa reuni produtores familiares permissionários da Central de Comercialização da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Cecafes) e parceiros, semanalmente, todas às quintas feiras, das 7h às 14h.

As barracas comercializam produtos diversificados, de excelente procedência, como queijo, castanha, mel, leite, grãos, frutas, leguminosas, dentre outros. Além da qualidade que agrega valor aos produtos, o consumidor tem a oportunidade de negociar preços justos e incentivar a gestão cooperada e alianças estratégicas entre as organizações produtivas (associações e cooperativas) do Estado.

A ideia foi tão bem aceita entre produtores e consumidores que rendeu novo fruto. Agora às quartas feiras, também é dia de feira. Das 7h às 14h, outros agricultores familiares se reúnem no Centro Administrativo com produtos fresquinhos, das mãos do produtor direto para mesa do consumidor.