EUA testará 14 potenciais vacinas contra o coronavírus nas próximas semanas

maio 3, 2020 0 Por Rafael Nicácio
EUA testará 14 potenciais vacinas contra o coronavírus nas próximas semanas

Especialistas norte-americanos irão testar nas próximas semanas um total de 14 potenciais vacinas contra o coronavírus no âmbito da operação ‘Warp Speed’ (Velocidade da Luz), lançado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Funcionários do alto escalão do governo dos EUA relataram ao canal NBC News que o número de vacinas foi reduzido para 14 (em relação ao número inicial de 93), e elas estão sendo desenvolvidas por mais de 80 empresas farmacêuticas. Nas próximas duas semanas, essas 14 vacinas experimentais serão submetidas a testes adicionais. As autoridades esperam que seis a oito delas progridam para a próxima rodada de ensaios clínicos.

Por fim, o objetivo da missão é preparar três ou quatro vacinas eficazes que sejam bem-sucedidas nos testes finais e obter autorização para uso no início do próximo ano.

Embora não haja garantias de que qualquer uma dessas 14 vacinas contra o coronavírus chegue ao final do processo, os especialistas estão otimistas quanto às possibilidades.

Outra grande preocupação é como fazer uma vacina rapidamente para mais de 300 milhões de americanos – a medida que eles encontrem uma que funcione.

A Universidade Johns Hopkins (EUA), que atualiza os números de casos continuamente, indica que o país norte-americano tem um total de 66.385 mortes e mais de 1,1 milhão de infectados por coronavírus.