EUA afirma estar rastreando foguete chinês que está prestes a cair na Terra

EUA afirma estar rastreando foguete chinês que está prestes a cair na Terra

EUA afirma estar rastreando foguete chinês que está prestes a cair na Terra

Romário Nicácio maio 5, 2021 Destaques

O Comando Espacial dos EUA anunciou que está rastreando o foguete chinês Long March 5B, que está fora de controle e ameaça cair na Terra nos próximos dias.

O Long March 5B, que carregava o módulo central para a construção de uma futura estação espacial chinesa, foi lançado com sucesso no espaço na última quinta-feira. No entanto, logo após o lançamento, o estágio central do foguete passou por dificuldades e entrou na órbita terrestre baixa. O estágio central da Long March 5B Y2, que tem cerca de 30 metros de comprimento e 5 metros de largura, deverá queimar ao entrar na atmosfera, mas seus detritos podem atingir a superfície da Terra.

“O Comando Espacial dos EUA está ciente e rastreia a localização do foguete chinês Long March 5B no espaço, mas seu ponto exato de entrada na atmosfera da Terra não pode ser identificado até algumas horas após sua reentrada, prevista para 8 de maio.”, informou o Exército dos EUA, acrescentando que fornecerá atualizações diárias sobre o foguete e sua localização por meio de um site especial, Space-track.org.

A agência espacial russa Roscosmos também confirmou que está monitorando a situação. “Algumas das estruturas do estágio central do foguete deixarão de existir nas camadas densas da atmosfera, mas elementos estruturais individuais podem atingir a superfície da Terra. Nos dias 7 e 8 de maio, probabilidades reais de seu ponto de partida aparecerá. queda. Esta situação não afetará o território da Rússia “, relatou a Roscosmos.

A previsão inicia é que os destroços do Long March 5B caiam no oceano ou em áreas desabitadas, mas há a possibilidade de ameaçar vidas humanas e propriedades com destroços caindo em locais habitados.

As reentradas descontroladas não são totalmente incomuns na aviação espacial, e esta não seria a primeira vez que um foguete chinês encontrou esse fim. Em maio do ano passado, após outro lançamento bem-sucedido, os destroços do Long March 5B caíram fora de controle no Oceano Atlântico.

Outros artigos