Titular contra o Boca? Endrick pode ser trunfo do Palmeiras contra os argentinos

Decisivo nas finais do Paulistão e com boas atuações em clássicos, o atacante tem entrado na equipe e pode ser um bom substituto para Dudu
Titular contra o Boca? Endrick pode ser trunfo do Palmeiras na Argentina (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)
Titular contra o Boca? Endrick pode ser trunfo do Palmeiras na Argentina (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

A partida entre Boca Juniors x Palmeiras pelas semifinais da Conmebol Libertadores é sem dúvida a mais importante do ano até aqui. Sem poder contar com Dudu (lesionado), o Verdão pode ter no jovem Endrick a chave para a vitória.

Aos 17 anos de idade, Endrick tem se mostrado uma opção interessante nas últimas oportunidades dadas pelo técnico Abel Ferreira. O atacante foi importante para o Palmeiras na final do Paulistão marcando um gol em cada jogo da decisão e é uma opção válida para entrar na equipe contra o Boca Juniors.

Importante em jogos decisivos do Palmeiras

Apesar de ter enfrentado oscilações no decorrer da temporada, alternando momentos entre titularidade e banco, Endrick tem respondido bem ao jogos importantes. Um exemplo disso pode ser a partida contra o Corinthians na Neo Química Arena.

No derbi, o atacante não foi titular, mas entrou no segundo tempo, fez uma excelente atuação e apesar de não ter marcado, foi autor da jogada que levou a expulsão de Maycon. Contra o Deportivo Pereira, o atacante se envolveu em uma situação parecida que levou a expulsão de Quintero, nas quartas de final da Libertadores.

Presente nos últimos quatro jogos do Palmeiras, o garoto vem atuando bem e é, ao lado de Artur, o que mais jogou neste período entre as opções para a vaga deixada por Dudu.

Apesar disso, duas coisas acabam pesando contra a titularidade de Endrick. O primeiro ponto é Abel, o técnico português já deu sinais de que prefere usar jogadores mais experientes, a jogar a pressão sobre os mais jovens. O outro é o jejum de gols, sendo o último dele marcado e julho contra o Athletico-PR no empate por 2×2 no Brasileirão.

Ausência de gols de Endrick e do Palmeiras

Na atual temporada, Endrick soma 7 gols marcados e uma assistência. Contudo o atacante não tem marcado e não é o único que vem sofrendo com isso no Verdão. Nos últimos quatro jogos em que o jovem ganhou oportunidades, o gol de Breno Lopes contra o Goiás pelo Brasileirão, foi o único marcado pela equipe.

Se entrar contra o Boca, Endrick pode atuar aberto como um segundo atacante, ligar contra-ataques mais rapidamente e abrir espaço na marcação. Se trocar com Rony e atuar centralizado, a joia palmeirense poderá pressionar os marcadores, sofrer faltas e com isso criar oportunidades de bola parada, onde a equipe argentina tem enfrentado dificuldades.

Além disso, jogando mais próximo ao gol, o atacante terá mais chances de marcar e encerrar o jejum de gols. Atuando ao lado de Rony, Endrick pode ser uma opção para criar um ataque forte, veloz e decisivo.

Outras opções na vaga deixada por Dudu

Breno Lopes

Único jogador do Palmeiras a marcar nos últimos quatro jogos, Breno Lopes é uma das opções preferidas de Abel. Durante a temporada o atacante foi usado várias vezes na função ocupada por Dudu e é uma escolha experiente, veloz e de boa recomposição defensiva.

Kevin

Apontado como mais uma joia das categorias de base do Verdão, Kevin é um ponta-esquerda de origem. Recém inserido no time principal, o jovem de 20 anos tem ganhado oportunidades e mostrado que não se intimida em driblar e encarar a marcação.

John John

Considerado uma opção mais segura e forte fisicamente, John John é um meio-campista ofensivo e que pode ser uma boa opção para manter a posse de bola. Durante a temporada, chegou a ocupar a mesma função de Dudu, mas entregando características diferentes. Recentemente, não tem ganhado oportunidades com Abel, mas pode surgir como surpresa na escalação, algo que o treinador gosta de fazer em jogos decisivos.

Flaco López

Uma opção para aumentar a estatura do ataque do Palmeiras, Flaco pode ser o jogador certo para encarar o Boca Juniors. Com a equipe argentina apresentando dificuldades em marcar jogadas aéreas, o centroavante pode ser uma opção interessante e surpreender. Além disso, Flaco sabe jogar em uma função que mescla segundo atacante e meio-campista ofensivo, o que pode funcionar também para auxiliar Raphael Veiga na criação.

Artur / Marcos Rocha

A opção mais óbvia para ocupar a vaga deixada por Dudu tem sido Marcos Rocha. O experiente lateral-direito entra em sua função original, adiantando Mayke e deslocando Artur para a ponta-esquerda.

Embora não tenha sido uma modificação que tenha dado bons resultados, é conservadora e provavelmente a que será usada por Abel. A formação abre espaço para que a equipe alterne entre dois e três atacantes e dois a três zagueiros a depender da situação da partida.

Boca Juniors x Palmeiras

Boca Juniors x Palmeiras entram em campo às 21h30 (horário de Brasília). A partida será a primeira das semifinais da Conmebol Sul-Americana. Você pode conferir onde assistir ao vivo aqui no N10 Esportes. Clique e confira!

COMPARTILHE: