Supercopa do Rei: decisões do VAR serão anunciadas ao público em microfone aberto

Medida, que deverá ser testada na Supercopa do Rei, será adotada em outras competições como o Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil.
Supercopa do Rei: decisões do VAR serão anunciadas ao público em microfone aberto (Foto: Rodrigo Ferreira/CBF)
Supercopa do Rei: decisões do VAR serão anunciadas ao público em microfone aberto (Foto: Rodrigo Ferreira/CBF)

A Supercopa do Brasil, que recentemente passou ser chamada de Supercopa do Rei, em homenagem ao Rei Pelé, contará com mais uma novidade nesta edição. Durante a partida, as decisões do árbitro da partida tomadas no VAR serão explicadas ao vivo ao público.

Disputada entre Palmeiras (Campeão do Brasileirão 2023) e São Paulo (Campeão da Copa do Brasil 2023), a partida da Supercopa do Rei ocorre neste domingo (04), às 16h, no Mineirão, em Belo Horizonte. O árbitro Bráulio da Silva Machado, que apita a partida será o responsável por fazer o primeiro anúncio deste tipo em um estádio no Brasil.

Wilson Seneme, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, detalhou o processo durante a pré-temporada, explicando que os árbitros foram treinados para utilizar um protocolo simples e direto. As palavras escolhidas serão descomplicadas, buscando esclarecer o motivo e a decisão final tomada pelo árbitro.

“Existe um protocolo, a gente está treinando os árbitros. São palavras simples, sem muita complicação, é a decisão final. Ele vai explicar o motivo e qual é a decisão que ele tomou”, afirmou Seneme.

Em homenagem ao Rei Pelé, Supercopa do Brasil, passará a ser chamada de Supercopa do Rei. (Imagem: CBF)
Em homenagem ao Rei Pelé, Supercopa do Brasil, passará a ser chamada de Supercopa do Rei. (Imagem: CBF)

De acordo com a CBF, a ideia é oferecer maior transparência ao futebol brasileiro, proporcionando esclarecimentos diretos tanto para os torcedores no estádio quanto para aqueles que assistem pela televisão. Seneme ressaltou que a implementação desta medida representa um salto significativo em termos de transparência e credibilidade para a figura do árbitro.

“A gente entende que é um avanço muito grande. Quem está no campo precisa saber. É um respeito para quem está nas arquibancadas e para quem está assistindo pela televisão. É esclarecedor e dá mais credibilidade para a figura do árbitro. Além da transparência, revelar as decisões, eu acho que humaniza a figura do árbitro e dá a ele o poder de explicação para que as pessoas entendam desde quando ele toma a decisão final”, acrescentou.

Novo protocolo adotado na Supercopa do Rei será usado também em outras competições

O novo procedimento usado na Supercopa do Rei, também será usado na Série A do Campeonato Brasileiro 2024 e na Copa do Brasil 2024. A medida já foi implementada com sucesso nos Mundiais de Clubes da FIFA.

Na prática, os árbitros seguirão um script claro ao anunciar suas decisões, proporcionando maior compreensão ao público. Na visão da CBF, a medida se alinha a outros esforços para aumentar a transparência no futebol, incluindo o uso de telões ao vivo para revisões e a exibição de linhas virtuais durante os jogos.

A equipe de arbitragem encarregada de implementar essa mudança será liderada pelo árbitro Bráulio da Silva Machado, com assistência de Guilherme Camilo, Rodrigo Correa, Rafael Klein, Fernanda Kruger e Antonio Pereira da Silva, além da equipe de VAR composta por Wagner Reway, Cleriston Clay e Daniel Nobre Bins, com Péricles Bassols como observador de VAR.

Além dessa importante mudança, a CBF também anunciou que a Supercopa passará a se chamar Supercopa do Rei, prestando homenagem ao ícone do futebol, Pelé, que faleceu em dezembro de 2022. O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, destacou a importância de reconhecer o legado de Pelé e enfatizou que a Supercopa do Rei adiciona ainda mais prestígio à competição que marca o início oficial da temporada do futebol brasileiro. O jogo no Mineirão também será marcado por diversos tributos ao Rei do Futebol.

COMPARTILHE: