Fernando Diniz está entre os 5 melhores técnicos do Mundo

Liderado pelo espanhol Pep Guardiola, a lista dos 10 melhores técnicos de clubes em 2023 elenca Fernando Diniz, em 5º lugar por sua atuação no Fluminense.
Fernando Diniz entre os 5 melhores técnicos do Mundo (Foto: Marcelo Gonçalves/FFC)
Fernando Diniz entre os 5 melhores técnicos do Mundo (Foto: Marcelo Gonçalves/FFC)

Em um ano repleto de altos e baixos, o técnico do Fluminense e da Seleção Brasileira, Fernando Diniz foi eleito o 5º melhor do mundo. A lista elaborada pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS na sigla em inglês) considerou apenas o trabalho do treinador a frente do seu clube em 2023.

Após conquistar a Conmebol Libertadores com o Fluminense, título inédito para o clube e para o próprio Fernando Diniz, o treinador brasileiro recebeu 33 pontos e a quinta posição no top 10 melhores treinadores do ano da IFFHS. A frente dele estão o espanhol Pep Guardiola (do Manchester City), os italianos Carlo Ancelotti (Real Madrid), Luciano Spaletti (Napoli) e Simione Inzaghi (Inter de Milão).

Completando a lista ainda aparecem: os espanhóis Mikel Arteta (Arsenal) e Xavi (Barcelona); o austríaco Ange Postecoglou (Celtic e Tottenham); Unai Emery (Aston Villa), também espanhol; e fechando a lista, o alemão Jürgen Klopp (Liverpool).

Fernando Diniz entre os cinco melhores técnico do Mundo em 2023 (Imagem: Reprodução / IFFHS)
Fernando Diniz entre os cinco melhores técnico do Mundo em 2023 (Imagem: Reprodução / IFFHS)

Vale ainda destacar a diferença entre o primeiro colocado, Pep Guardiola e os demais treinadores da lista. Enquanto o comandante do Manchester City aparece com 281 pontos, o segundo colocado, Carlo Ancelloti tem apenas 56 pontos na lista. Diniz aparece com 33 pontos.

“Durante o ano civil de 2023, Pep Guardiola ganhou tudo: a Premier League, a FA Cup, a UEFA Champions League, a Supertaça Europeia e o Mundial de Clubes da FIFA! Assim, ele consolidou seu lugar como um dos maiores dirigentes da história do futebol”, ressalta a entidade.

A IFFHS destaca que Pep “é o único técnico a ter vencido 4 Mundiais de Clubes por três clubes diferentes (FC Barcelona, FC Bayern München e Manchester City)”. Ao todo já são 37 títulos conquistados em apenas 14 anos de carreira.

Posição de Fernando Diniz dá ao Brasil marca histórica

Com a indicação como 5º melhor Técnico do Mundo em 2023, Fernando Diniz fez história ao se tornar o primeiro técnico não europeu entre os sete primeiros. A proeza acontece logo em seu primeiro grande título conquistado e mostra a importância do treinador não abriu mãos do seu estilo próprio e único de jogar.

Melhor jogador e melhor jogador Sub-20

A IFFHS também divulgou os resultados das suas votações de melhor jogador da temporada e melhor jogador sub-20 de 2023. Entre os premiados, Erling Haaland (Manchester City) e Jude Bellingham (hoje no Real Madrid), foram os vencedores.

Na categoria de jogadores, Erling Haaland, atacante do Manchester City sob o comando de Guardiola, conquistou o primeiro lugar com 208 pontos, tornando-se o primeiro norueguês a receber o prêmio. O atacante Vini Jr., do Real Madrid, foi o único brasileiro na lista, com oito votos.

Além disso, a IFFHS divulgou o ranking dos melhores jogadores Sub-20, com Endrick, atacante do Palmeiras, na décima posição, acumulando cinco pontos. Jude Bellingham (Borussia Dortmund / Real Madrid) liderou a lista com 276 pontos.

COMPARTILHE: