Com a bola rolando confira o Top 10 artilheiros do Brasileirão 2023

Até pouco tempo o maior artilheiro da competição, Tiquinho Soares está fora desta lista, entenda o motivo.
Com a bola rolando confira o Top 10 artilheiros do Brasileirão 2023 (Foto: Pedro Souza / Atlético)
Com a bola rolando confira o Top 10 artilheiros do Brasileirão 2023 (Foto: Pedro Souza / Atlético)

O Campeonato Brasileiro 2023 se encaminha para as suas rodadas finais. Faltando apenas quatro jogos para a maioria dos times, a briga pelo título está acirrada entre os clubes. Ao mesmo tempo uma outra disputa acontece entre os atletas, a briga pelos prêmios individuais da competição, como a artilharia do Brasileirão.

Nesse sentido, um levantamento feito pelo site especializado em estatísticas Sofascore gerou um dado curioso quanto aos gols marcados na competição. Afinal, quais seriam os 10 maiores artilheiros do Brasileirão 2023 considerando apenas os gols com bola rolando?

Assim, no recorte excluindo lances em que o gol é originado a partir de uma bola parada, seja escanteio, faltas ou pênaltis, a tabela de artilharia ficaria bem diferente da que conhecemos e acompanhamos no site da CBF. Veja no post do Sofascore as principais mudanças:

Liderando a artilharia do Campeonato Brasileiro com 17 gols marcados, Paulinho do Atlético-MG perderia apenas dois gols nesse quesito e continuaria liderando com 15 gols. Enquanto Luis Suárez, do Grêmio, atual terceiro colocado segundo a CBF, com 14 gols, também perderia dois, ficando com 12 gols marcados nesse recorte.

Nesse sentido, a lista revela um dado impressionante no Campeonato, a quantidade de gols que são originados a partir de jogadas de bola parada. Um exemplo claro disso diz respeito a Tiquinho Soares, até pouco tempo artilheiro isolado da competição com 16 gols marcados, o Camisa 9 do Botafogo se quer aparece no Top 10, quando considerados apenas os gols com bola rolando.

Entenda a ausência de Tiquinho Soares

Enquanto muitos ficaram em dúvida quanto a ausência do goleador botafoguense, Tiquinho Soares. Uma estatística pode ser considerada como justificativa para que o Camisa 9 do Glorioso fique de fora desta lista.

Com 16 gols marcados na competição, Tiquinho tem apenas 6 gols marcados com a bola rolando. Enquanto isso, em 10 ocasiões o gol marcado pelo artilheiro surgiu de um lance de bola parada. Confira o resumo abaixo com a quantidade de gols marcados, a situação na qual ocorreram e os adversários.

Gols de Tiquinho Soares no Brasileirão 2023

  • 5 – Gols de bola parada aproveitando escanteios ou faltas (contra São Paulo, Corinthians e Santos)
  • 4 – Gols de pênaltis convertidos – (contra Flamengo, Cuiabá, Corinthians e Goiás)
  • 1 – Gol de rebote de pênalti (contra o Fortaleza)
  • 6 – Gols com a bola rolando (contra Palmeiras, Fortaleza, Coritiba duas vezes e Goiás)

COMPARTILHE: