Escola de Saúde da UFRN oferece três cursos técnicos pelo PRONATEC

A Escola de Saúde da UFRN – antiga Escola de Enfermagem de Natal – ministrará três cursos técnicos por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). O público-alvo são os alunos que estejam cursando o segundo ou terceiro anos do Ensino Médio na Rede Estadual de Educação.

Os cursos são: Técnico em Saúde Bucal, com 25 vagas para o turno noturno; Técnico em Massoterapia, 40 vagas no turno vespertino e; pela primeira vez ofertado pela escola, o curso Técnico em Estética, com 25 vagas para turma no período vespertino. Todos os cursos têm carga horária de 1.220 horas e duração prevista de um ano e meio.

As inscrições vão até o dia 13 de setembro, pelo Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEDUC) da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte no endereço: www.sigeduc.rn.gov.br. A previsão para o início das aulas é a primeira quinzena de outubro.

Curso Técnico em Saúde Bucal

O profissional técnico em Saúde Bucal atua na promoção, prevenção e controle das doenças bucais, promove e participa de programas educativos e de saúde bucal, orientando indivíduos e grupos, principalmente com relação à escovação e aplicação de flúor.

Participa da realização de estudos epidemiológicos em saúde bucal. Realiza, sob supervisão do cirurgião-dentista, atividades clínicas voltadas para o restabelecimento da saúde, conforto, estética e função mastigatória do indivíduo.

Supervisiona, sob delegação, o trabalho do auxiliar de consultório dentário. Controla estoques e gerencia a manutenção do aparato tecnológico presente num consultório dentário.

Campo de atuação: Clínicas ou consultórios odontológicos; Sistema Único de Saúde.

Curso Técnico em Estética

O profissional técnico em Estética atua na promoção, proteção, manutenção e recuperação estética da pele, promovendo o embelezamento. Seleciona e aplica procedimentos e recursos estéticos, utilizando produtos cosméticos, técnicas e equipamentos específicos, de acordo com as características e necessidades do cliente.

Utiliza técnicas de atendimento ao cliente, orientando-o sobre ações de proteção à saúde cutânea.

Campo de atuação: Clínicas estéticas; Clínicas médicas; Hotéis; Academias; Spas e domicílios.

Curso Técnico em Massoterapia

O profissional técnico em Massoterapia atua na aplicação de manobras de massoterapia ocidental, de massagem oriental shiatsu e de reflexologia podal, visando ao bem-estar físico, ao relaxamento de tensões e ao alívio da dor.

Realiza procedimentos de massoterapia estética e desportiva. Identifica e seleciona técnicas massoterápicas indicadas às diferentes necessidades do cliente. Aplica drenagem linfática, quando indicada por prescrição médica e/ou fisioterapêutica.

Campo de atuação: Clínicas de reabilitação; Clínicas estéticas; Associações desportivas; Hospitais; Unidades básicas de saúde e domicílios; Centros de atendimento a idosos; Casas de repouso.

você pode gostar também

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!