Notícias

Erisipela: entenda a doença que afeta perna do presidente Jair Bolsonaro

Cirurgiã vascular dá dicas sobre prevenção e tratamento da infecção provocada por bactérias que penetram na pele através de cortes e feridas

Quando o assunto são problemas vasculares, as varizes sempre são as mais citadas. Mas, além das varizes, existe uma série de problemas vasculares que podem trazer malefícios a sua saúde e que não são tão comentados. Um exemplo é a erisipela, infecção cutânea que causa vermelhidão, dor e inchaço e pode afetar pernas, braços, abdômen e face.

A erisipela ocorre quando as bactérias que fazem parte da flora bacteriana de nossa pele, principalmente a bactéria estreptococo, penetram no tecido cutâneo através de canais de entrada na pele, como cortes ou feridas, provocando infecções que rapidamente afetam os vasos linfáticos existentes na segunda camada da pele”, explica a cirurgiã vascular Dra. Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

A doença ganhou destaque na mídia após o vereador Carlos Bolsonaro informar aos seus seguidores no aplicativo de mensagens Telegram que o presidente Jair Bolsonaro (PL), de 67 anos, pai dele, está com essa infecção na pele.

Segundo Carlos, o presidente está em processo de recuperação e “tudo corre muito bem”.

O vereador publicou a foto da parte inferior de uma perna com uma ferida. “A erisipela desenvolvida na perna do meu pai. Foto tirada de poucos dias atrás”, escreveu Carlos. A publicação não permitia comentários de usuários.

Bolsonaro está em recuperação de erisipela, diz filho do presidente
Post divulgado pelo vereador Carlos Bolsonaro sobre o estado da perna do presidente Jair Bolsonaro, que tem erisipela (Imagem: Reprodução / Telegram)

Segundo a especialista, a infecção pode deixar a pele dolorida, avermelhada, inchada e quente, podendo causar também febre e calafrios em algumas pessoas, sintomas que também são comuns em outra infecção que afeta as pernas: a celulite infecciosa – que não possui relação com a celulite estética. Porém, as doenças não são a mesma coisa. “A principal diferença entre a erisipela e a celulite infecciosa é a profundidade que a infecção atinge. Enquanto a primeira atinge as camadas mais superficiais da pele, sendo mais frequente nos membros inferiores e na face, a celulite atinge a derme profunda e o tecido subcutâneo, ocorrendo principalmente nos membros inferiores”, destaca.

Já o tratamento das condições normalmente é realizado através do uso de antibióticos. Nos casos mais leves, o tratamento pode ser feito em casa e os antibióticos são tomados na forma de comprimidos. Já em casos mais graves, o paciente é internado no hospital e os antibióticos são ministrados diretamente na veia. O médico também pode receitar analgésicos e antitérmicos para reduzir a dor e a febre. “Normalmente os sintomas melhoram em 10 dias após o início do uso de antibióticos. Mas, para ajudar no tratamento, é importante também que o paciente repouse e mantenha o membro afetado elevado durante trinta minutos três vezes ao dia para diminuir a dor e o inchaço, além de manter a área infectada sempre limpa”, completa a médica.

Porém, de acordo com a Dra. Aline Lamaita, na grande maioria das vezes, é possível prevenir a erisipela e a celulite infecciosa. Por exemplo, caso você se corte por acidente, é fundamental que você lave as feridas com água e sabão, enxugando bem com uma toalha em seguida. “Além disso, se você sofrer com onicomicoses, micoses interdigitais e de unha, é essencial que você consulte um dermatologista para realizar o tratamento adequado, pois estas fissuras que se formam nos vãos dos dedos dos pés são portas de entrada para as bactérias causadoras da doença”, afirma.

Porém, o mais importante é que você consulte um médico clínico ou cirurgião vascular ao notar qualquer sinal de erisipela ou celulite infecciosa. Apenas ele poderá realizar uma avaliação e indicar o melhor tratamento para o seu caso”, afirma Dra. Aline (@alinelamaita.vascular).

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Romã: o segredo para manter a mente afiada. Desvende os Segredos do Exercício Ideal para Emagrecer com Saúde! Mitos e Verdades do Vinagre de Maçã Noite Sem Descanso? Descubra os Perigos do Trabalho Noturno para sua Saúde! Celebrando 20 Anos de “De Repente 30” A Longa Espera Termina: Voyager 1 Fala com a Terra Toque Futurista: A Chegada dos Botões Capacitivos no iPhone 16 Em meio ao reality, participante do Big Brother Argentina enfrenta batalha contra o câncer. Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida.

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.