Notícias

Entenda como funciona a prova de vida simplificada para servidores aposentados e pensionistas

Desde agosto de 2020, a prova de vida obrigatória para servidores aposentados e pensionistas federais passou a ser feita em um modelo simplificado.

Diferente do que ocorria até então, o novo procedimento é realizado pelo celular. O segurado não precisa mais sair de casa e se deslocar até uma agência bancária, obrigatoriamente.

As demais atualizações cadastrais ocorrerão pelos canais remotos de autosserviço, como o Portal do Servidor ou o aplicativo Sigepe mobile, que é acessado pelo Sigac, o Sistema de Gestão de Acesso do Ministério do Planejamento.

A medida visa atender a uma antiga reclamação feita pelos aposentados e pensionistas em geral, que precisam, anualmente, se dirigir até uma agência para a realização da prova de vida, o que envolve custos com deslocamento e, muitas vezes, espera em longas filas.

A prova de vida via celular pretende dar mais agilidade e praticidade ao processo, inclusive para quem está no exterior.

Até então, a comprovação de vida era validada pela presença do segurado em uma agência, pela leitura biométrica e apresentação de documento pessoal e original com foto.

No processo via Internet, a lógica é a mesma: o reconhecimento facial é feito via selfie, uma foto do rosto, para facilitar a identificação.

Posteriormente, são feitos a verificação dos dados e o cruzamento de informações para que seja comprovado que não há fraudes.

O reconhecimento facial é seguro e já costuma ser utilizado em aberturas de contas digitais em bancos e na solicitação de empréstimo consignado.

Quem não realiza a prova de vida no prazo estipulado corre o risco de ter o benefício suspenso ou cancelado.

Procedimento previne contra fraudes

A prova de vida é um recadastramento anual que visa comprovar que o segurado está vivo e deve continuar a receber o benefício previdenciário.

O procedimento auxilia na identificação de fraudes, de desvios de recursos e outros golpes ainda comuns aos sistemas de previdência. 

As iniciativas de modernização não somente agregam segurança ao processo, como também atende às orientações para a contenção da Covid-19, evitando aglomerações e resguardando a saúde dos aposentados e pensionistas, que integram grupos de risco da doença.

Vale reforçar a importância de os usuários manterem seus cadastros sempre atualizados e com informações corretas por meio do Sigepe.

Para usar o Sigepe, é necessário fazer um cadastro com o CPF, criar uma senha (será a mesma para Sigepe e Sigac) e seguir as orientações. Na tela inicial do Sigac há a opção “Primeiro Acesso” no menu “Precisa de Ajuda?”.

As principais dúvidas podem ser resolvidas na página, mas em casos especiais, os servidores podem ligar para o telefone 0800-9782328. A ligação é gratuita e o atendimento funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para aliviar o estresse no ambiente de trabalho! Conheça os perigos do consumo exagerado de ansiolíticos! Métodos infalíveis para deixar seu cachorro mais zen! Saiba mais sobre os distúrbios de sono! Receita descomplicada para fazer um delicioso iogurte natural! Dicas para manter seu esmalte impecável por um período maior! Delícia matinal em apoucos minutos de preparo! Colesterol baixo de forma natural e rápida, sim! Sexta Santa: colha Macela para ter benefícios máximos! Sobremesa pronta em minutos: Mousse de Maracujá!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.