Destaques, Educação

Ensino superior conquista melhor idade

Foto: Divulgação

Em cinco anos, a população brasileira com 60 anos ou mais cresceu 18,8%. Ganhou 4,9 milhões de idosos desde 2012, passando dos 30 milhões em 2017. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A tendência é que essa estatística aumente a cada ano. Porém, o grande problema é a falta de qualificação. Segundo dados do MEC, apenas 11% dos brasileiros entre 55 e 64 anos possuem Ensino Superior. O número é baixo se comparado aos Estados Unidos, onde 40% das pessoas nessa faixa etária possuem diploma universitário.

Aos poucos, muitos brasileiros na melhor idade vêm realizando antigos projetos que, na juventude, não puderam se concretizar. O aposentado Carlos Augusto Manço é um exemplo. Aos 90 anos, ele conseguiu se matricular no curso que sempre sonhou: Arquitetura e Urbanismo. Na sala de aula, o novo aluno chama atenção não só pela idade, mas pelo desejo de aprender e desfrutar ao máximo dos estudos. “Espero que o curso agregue conhecimento. Vou poder vivenciar minha profissão de desenhista por um outro ângulo, o do Arquiteto”, comenta.

Após anos de convívio com engenheiros e arquitetos, o mais novo graduando está na expectativa de ver a profissão de uma nova ótica. Foi atuando como desenhista na Universidade de São Paulo (USP), onde exerceu a profissão até se aposentar, que nasceu o sonho de entrar no mundo da Arquitetura e iniciar uma graduação para somar novos conhecimentos.

O desejo de Carlos pôde se concretizar, este ano. Com o incentivo dos seus dois filhos, oito netos e quatro bisnetos, o aposentado resolveu prestar vestibular e frequentar a sala de aula. “Todos adoraram a notícia e me incentivam nessa jornada”, afirma o universitário aposentado.

Osmar Jambeiro, 77 anos, também resolveu voltar a estudar. O estudante não vê problema em ser o mais velho da turma de Direito da Unime. Ao contrário, sente que serve de inspiração para colegas e muitos outros brasileiros que sonham em cursar uma faculdade mas julgam ser tarde por causa da idade. “Eu resolvi transformar em realidade um sonho antigo e afirmo: não abandone o sonho, por mais que exista a dificuldade”, afirma.

Bolsas de estudo para qualquer idade

Estudantes de todas as idades podem contar com bolsas de estudo do Educa Mais Brasil. O programa tem como missão incentivar a inclusão educacional e já beneficiou mais de 450 mil alunos com descontos na mensalidade de até 70%. Quer saber como? Clique aqui.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.