Enem 2020: candidatos com sintomas de COVID-19 poderão pedir reaplicação

Enem 2020: candidatos com sintomas de COVID-19 poderão pedir reaplicação

Candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020) que estiverem acometidos pela COVID-19 ou por outras doenças infectocontagiosas nos dias de aplicação das provas poderão solicitar participação na reaplicação da avaliação, em 23 e 24 de fevereiro de 2021. Conforme o edital do exame, nesses casos, a condição deverá ser comunicada, por meio da Página do Participante, antes da aplicação do Enem.

As provas serão aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) da seguinte forma: versão impressa tradicional nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e a nova modalidade digital, em que os participantes vão responder as questões objetivas em um computador, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021.

Além da COVID-19, se enquadram como doenças infectocontagiosas para pedido de reaplicação do Enem 2020: coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.

Como pedir reaplicação do Enem 2020 por motivo de doença?

A solicitação deve ser efetuada pela Página do Participante Enem. No entanto, caso apresente sintomas na véspera ou no dia da prova, não deverá comparecer ao exame. Em casos como esses, além de registrar na Página do Participante, será preciso entrar em contato com a Central de Atendimento do Inep (0800 616161) e relatar a condição para que o instituto agilize a análise do laudo. O resultado do pedido deverá ser consultado, também, na Página do Participante.

Para que a análise possa ser efetuada pelo Inep, o participante deve inserir, obrigatoriamente, no momento da solicitação, documento legível que comprove a doença. Na documentação, deve constar o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da condição, o CID 10, além da assinatura e da identificação do profissional competente, onde também deve constar o CRM.

O documento deve ser anexado em formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2 MB.

Sobre o Enem

O Enem se tornou uma das principais portas de acesso ao ensino superior do país. O exame é realizado anualmente por estudantes que estão prestes a concluir o ensino médio e demais pessoas que já finalizaram essa etapa de formação. Com o resultado é possível pleitear uma vaga na faculdade de diversas formas, entre elas:

  • Sistema de Seleção Unificada (Sisu)
  • Programa Universidade para Todos (Prouni)
  • Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)
  • Universidades portuguesas

Esta notícia foi interessante para você? Compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: