DestaquesMundo

Em fala racista, presidente da Argentina diz que brasileiros ‘vieram da selva’

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, disse nesta quarta-feira (9) que os mexicanos vieram dos índios, os brasileiros vieram da selva e argentinos, de barco da Europa.

“Os mexicanos vieram dos índios, os brasileiros vieram da selva, mas nós argentinos viemos dos navios. Eram navios que vieram de lá, da Europa. E foi assim que construímos nossa sociedade”, disse o presidente argentino durante uma coletiva de imprensa conjunta com seu homólogo espanhol Pedro Sánchez, em Buenos Aires.

A frase, que foi atribuída erroneamente ao escritor e poeta mexicano Octavio Paz, é na verdade uma estrofe da canção ‘Llegamos de los barcos’, do cantor e compositor argentino Litto Nebbia, admirado pelo presidente. “Os mexicanos descendem dos astecas, os peruanos dos incas e os argentinos dos navios”, havia dito com ironia Paz, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura (1990).

As palavras do presidente Fernández provocaram um forte repúdio nas redes sociais, onde muitos expressaram que seu conteúdo e significado é anacrônico, discriminatório para os países mencionados e insultuoso para toda a comunidade originária da Argentina.

“Somos acima de tudo ‘américo-latinistas’, acreditamos na unidade do nosso continente, mas particularmente também sou um europeísta , alguém que acredita na Europa”, disse Fernández antes de pronunciar a frase repudiada.

Após o episódio negativo, o presidente pediu desculpas através de sua conta no Twitter. E tentou explicar o que queria expressar durante a conferência compartilhada com Sánchez. “Já se afirmou mais de uma vez que ‘os argentinos descendem dos navios’. Na primeira metade do século 20, recebemos mais de 5 milhões de imigrantes que viveram com nossos povos nativos . Nossa diversidade é motivo de orgulho”, afirmou.

E acrescentou: “Não queria ofender ninguém, em qualquer caso, que se sentiu ofendido ou invisível, desde agora as minhas desculpas.”

Nas redes, alguns internautas invocaram o Instituto Nacional contra a Discriminação, Xenofobia e Racismo (Inadi), para que a organização denuncie o chefe de estado por suas declarações.

Embora boa parte da população argentina seja formada por descendentes de imigrantes, muitos deles vindos da Europa, o país tem uma importante herança indígena, que mescla diversas etnias.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de Redes. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento. Redator de sites desde 2009, passando pelo Notícias da TV Brasileira (NTB), Blog Psafe e vários outros de temas variados. E-mail: romario@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo