Notícias

Em 2023 teremos 9 feriados nacionais e 5 pontos facultativos

O calendário do próximo ano está recheado de feriados nacionais, com folga prolongada

O Ministério da Economia editou portaria que estabelece os dias de feriados nacionais e de pontos facultativos no ano de 2023. A medida é para cumprimento pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, sem prejuízo da prestação dos serviços considerados essenciais.

A Portaria nº 11.090 está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (29 de dezembro) e define ainda que os feriados estaduais ou municipais serão observados pelas repartições da administração pública federal direta, autárquica e fundacional dos estados e municípios.

O documento informa também que é vedado aos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal antecipar ou postergar ponto facultativo em discordância com o que está disposto na portaria que define os dias de feriado e ponto facultativo.

Feriadão

A lista de feriadões do ano que vem é longa.

O calendário de 2023 está recheado de feriados nacionais, com folga prolongada. É Semana Santa, Tiradentes, Dia do Trabalho, Independência, dia de Nossa Senhora Aparecida, Finados, Proclamação da República e o Natal.

Segunda e terça de Carnaval e Corpus Christi são pontos facultativos, mas que acabam virando dias de descanso.

Fique de olho na data da homenagem aos santos padroeiros das cidades e Estados – que acaba virando uma folguinha extra. E no Dia dos Povos Indígenas também. Motivo? Para 2023, é esperado que o Brasil tenha um novo feriado nacional. Está tramitando na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 662/49 que prevê incluir no calendário o “Dia dos Povos Indígenas” ou “Dia dos Povos Originários”, a ser comemorado no dia 19 de abril.

A data já é conhecida como o “Dia do Índio” no Brasil e em outros países americanos, mas, até então, não fazia parte da lista oficial de feriados nacionais. O 19 de abril remete a uma reunião de várias etnias de países, como Chile e México, durante o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, em 1940.

Caso aprovado na Câmara, o projeto seguirá para o Senado, antes de ser sancionado (ou vetado) pelo presidente da República. A lei entra em vigor na data de sua publicação.

Feriados e pontos facultativos nacionais em 2023

  • 1º de janeiro, Confraternização Universal – domingo (feriado nacional);
  • 20 de fevereiro, carnaval – segunda-feira (ponto facultativo);
  • 21 de fevereiro, carnaval – terça-feira (ponto facultativo);
  • 22 de fevereiro, quarta-feira de cinzas (ponto facultativo até às 14 horas);
  • 7 de abril, Paixão de Cristo – sexta-feira (feriado nacional);
  • 21 de abril, Tiradentes – sexta-feira (feriado nacional);
  • 1º de maio, Dia Mundial do Trabalho – segunda-feira (feriado nacional);
  • 8 de junho, Corpus Christi – quinta-feira (ponto facultativo);
  • 7 de setembro, Independência do Brasil – quinta-feira (feriado nacional);
  • 12 de outubro, Nossa Senhora Aparecida – quinta-feira (feriado nacional);
  • 28 de outubro, Dia do Servidor Público – sábado (ponto facultativo);
  • 2 de novembro, Finados – quinta-feira (feriado nacional);
  • 15 de novembro, Proclamação da República – quarta-feira (feriado nacional); e
  • 25 de dezembro, Natal – segunda-feira (feriado nacional).

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Romã: o segredo para manter a mente afiada. Desvende os Segredos do Exercício Ideal para Emagrecer com Saúde! Mitos e Verdades do Vinagre de Maçã Noite Sem Descanso? Descubra os Perigos do Trabalho Noturno para sua Saúde! Celebrando 20 Anos de “De Repente 30” A Longa Espera Termina: Voyager 1 Fala com a Terra Toque Futurista: A Chegada dos Botões Capacitivos no iPhone 16 Em meio ao reality, participante do Big Brother Argentina enfrenta batalha contra o câncer. Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida.

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.