Educação do RN lança aplicativos para realização de aulas online

Educação do RN lança aplicativos para realização de aulas online

junho 3, 2020 1 Por Romário Nicácio

Para tentar manter uma interação escolar entre alunos e professores durante o atual momento de isolamento social – medida que se faz necessário para conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19), a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC) acaba de lançar e atualizar aplicativos. Um deles permite a realização de aulas onlines.

Disponíveis para os sistemas Android e IOS, os apps Escola em Movimento – RN e Conferência SIGEduc RN possibilitam o acesso de conteúdos educacionais, e estabelece uma comunicação segura à distância entre estudantes e professores. Além disso, as aplicações agregam materiais voltados para todas as etapas e modalidades de ensino da rede estadual de educação.

“São ferramentas digitais que ajudarão aos nossos professores e alunos realizarem as atividades não presenciais, como orientam as Normas para Reorganização do Planejamento Curricular, e serão importantes vias de interação que continuarão sendo utilizadas quando retomarmos as aulas presenciais”, explica o professor Getúlio Marques, secretário de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do RN.

Escola em Movimento – RN

O aplicativo Escola em Movimento – RN dispõem de conteúdos destinados à preparação dos estudantes para Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), videoaulas e notícias. Não é necessário login para acessar o app, que também pode ser utilizado por estudantes da rede privada e municipal. Além disso, a ferramenta ainda dispõe de uma função que permite ao usuário baixar conteúdos da plataforma que podem ser usados off-line.

Conferência SIGEduc RN

Já o Conferência SIGEduc RN é voltado para as necessidades dos estudantes e dos professores. Uma das principais funções do aplicativo é possibilitar a realização webconferências de maneira mais prática.

“O Conferência SIGEduc RN vai contribuir para as aulas on-lines, frequência e participação de aulas diretamente com o professor, por meio de web conferência. No caso do professor, este pode ver suas turmas no app, acessar os estudantes, entre outras funções”, explica a coordenadora de Gestão de Informação e Tecnologia na SEEC, professora Ana Paula Flor.

Ela ainda informa que ambos os aplicativos foram projetados por uma equipe de profissionais da SEEC e desenvolvidos pela empresa potiguar ESIG Software & Consultoria. No que se refere à acessibilidade dos estudantes, a coordenadora explica que a SEEC já vem trabalhando em ações para que aqueles que não têm  acesso à internet possam utilizar essas plataformas.

Link dos aplicativos:

Andorid

Escola em Movimento – RN

Conferência SIGEduc RN

IOS

Escola em Movimento – RN

Conferência SIGEduc RN