DestaquesUniverso

Eclipse lunar parcial mais longo em 580 anos irá acontecer esta semana

A sombra da Terra cobrirá 97,4% da lua

Neste mês ocorrerá o último eclipse lunar parcial do ano, que também será o mais longo deste século. O evento, que será visível em várias partes do planeta, acontecerá entre a noite do dia 18 e a madrugada do dia 19 de novembro, quando a lua passará pela sombra da Terra por 3 horas e 28 minutos, segundo cálculos da NASA.

A sombra da Terra cobrirá 97,4% da lua. A fase máxima ocorrerá no meio do fenômeno, momento em que nosso satélite natural será visto com uma cor avermelhada quase em sua totalidade, semelhante à ‘lua de sangue’ vista em maio passado.

De acordo com o portal Space.com, este será o eclipse lunar parcial mais longo registrado em 580 anos, com duração total de aproximadamente seis horas.

Que horas posso ver o eclipse?

De acordo com a NASA, o eclipse será visível de qualquer lugar em que a lua apareça acima do horizonte durante o eclipse, que inclui a América do Norte e do Sul, Leste Asiático, Austrália e a região do Pacífico. No Brasil, o fenômeno poderá ser visto a partir das 4h da manhã do dia 19 de novembro. O site Time an Date mostra o horário exato de acordo com sua localização. Caso o céu esteja nublado, no final desta matéria terá um streaming ao vivo para acompanhar o evento.

Para observar o fenômeno não são necessários equipamentos especiais, telescópios ou óculos, basta lembrar a data e hora e olhar para o céu para ver as mudanças da lua. No entanto, os especialistas recomendam evitar a poluição luminosa nas cidades e procurar um local longe de grandes edifícios.

Eclipses lunares

Eclipses lunares parciais ocorrem quando a Terra se move entre o Sol e a Lua cheia, mas eles não se alinham perfeitamente. Uma pequena parte da superfície da Lua é coberta pela parte interna (mais escura) da sombra da Terra, a umbra, enquanto o resto da Lua é coberta pela parte externa da sombra da Terra, a penumbra. Neste caso, o eclipse umbral durará 3 horas e 28 minutos – o mais longo do século – enquanto o eclipse penumbral, quando a Lua passa pelas partes internas e externas da sombra da Terra, durará gritantes 6 horas e 1 minuto.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de Redes. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento. Redator de sites desde 2009, passando pelo Notícias da TV Brasileira (NTB), Blog Psafe e vários outros de temas variados. E-mail: romario@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo