CuriosidadesDestaques

É verdade que a Coca-Cola utilizava cocaína como ingrediente?

Um tweet de Elon Musk sobre o assunto recebeu um número recorde de interações; Mas o que ele disse é verdade?

Após fechar um acordo para comprar o Twitter, Elon Musk brincou em um tweet sobre a possibilidade de comprar a Coca-Cola para reintroduzir a cocaína no refrigerante. Com 4,2 milhões de curtidas, é o terceiro tweet mais curtido de todos os tempos. Mas o que ele diz é verdade?

Não estou falando da possibilidade de Elon Musk comprar a Coca-Cola. Afinal, a The Coca-Cola Company é uma empresa de US$ 286,93 bilhões, e Elon Musk vale apenas US$ 246,2 bilhões, segundo a Forbes. Quero dizer, a Coca-Cola realmente continha cocaína nos velhos tempos?

A resposta é sim… mas só um pouco.

A fórmula inicial da Coca-Cola foi criada em 1886 pelo farmacêutico John Pemberton como uma versão não alcoólica do vinho de coca, uma bebida revigorante das classes altas francesas que continha folhas de coca e Bordeaux. Inicialmente, o xarope caramelizado criado por John era vendido em farmácias como remédio contra dor de cabeça e distúrbios do sistema nervoso.

coca cola John Pemberton formula cocaina

A fórmula original da Coca-Cola continha três ingredientes então considerados medicinais: damiana (planta à qual são atribuídas propriedades afrodisíacas), noz-de-cola (semente de origem tropical rica em cafeína) e extrato de folha de coca (precursor da cocaína chamado ecgonina).

Não sabemos exatamente quanta ecgonina havia na Coca-Cola original, mas na fórmula de 1902 havia apenas 1/400 por bebida.

A Coca-Cola deixou de ter aspirações medicinais em 1930, quando a sociedade percebeu o quão prejudicial a cocaína realmente era. O alcaloide desapareceu quase completamente do refrigerante e não foi visto desde então.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Siga o Portal N10 no Google News para acompanhar nossas notícias. Clique na imagem abaixo!

Rafael Nicácio

Co-fundador dos canais Portal N10, Jerimum Geek e do Tudo em Dicas. Já trabalhou na Assecom (Assessoria de Comunicação do Governo do Rio Grande do Norte) e na Ascom (Assessoria de Comunicação da UFRN). E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.