Economia

É um momento oportuno para investir no bitcoin?

Foto: Pixabay/Portal N10

Nesta quarta-feira (29), o preço do bitcoin marcou uma nova máxima: bateu recordes e revelou uma dinâmica de alta que mantém o interesse entre os investidores. A criptomoeda mais popular do mundo atingiu o patamar de 11.498 dólares, enquanto que na casa de câmbio sul-coreana, Bithumb, já está girando acima de 12.000.

Desde o início deste ano, o valor desta moeda descentralizada cresceu mais de 11 vezes e sua capitalização excedeu 180 mil milhões de dólares, enquanto sua participação no mercado de câmbio virtual é de 55,3%.

Investimentos e novas expectativas

Este novo salto é atribuído ao influxo de novos investidores e ao anúncio do mercado de derivativos do Grupo CME que lançará contratos de futuros de bitcoin no final deste ano, embora não tenha especificado a data exata.

“Os investidores da Coréia do Sul, do Japão e dos Estados Unidos que monopolizaram o bitcoin atualmente aumentam sua taxa de câmbio” e “se lançarem contratos de futuros e os fundos de investimento listados (ETF)” – algo que atrai investidores institucional, “crescerá ainda mais”, explicam os membros da Exante.

Mikhail Maschenko, analista da rede de investimentos sociais eToro, estima que esses últimos booms são devidos à alta emotividade geral dos investidores : “Todos estão entusiasmados com as novidades e se prestam a comprar a moeda”.

Além disso, as previsões dos principais players do mercado de criptografia, recentemente publicadas em vários meios de comunicação, estimaram que o preço do bitcoin em breve atingirá entre 20.000 e 25.000 dólares ou mais: “Eu acho que eles deliberam: eles induzem as pessoas a comprar bitcoins para que aqueles que estão otimista por um longo tempo podem vender bem”, diz Maschenko.

Riscos de correção

No entanto, alguns especialistas esperam uma possível redução descendente de 30% no início de 2018. “O bitcoin cresceu no final do ano passado da mesma forma que agora, mas entrou em uma correção significativa no início de 2017”, lembrou o diretor-geral do banco de criptografia Wirex, Pável Matvéyev.

Assim, no final de janeiro passado, o preço dessa moeda virtual caiu quase 30% – de 1.100 para 800 dólares – e esse cenário poderia ser repetido. “Esperamos uma correção considerável da taxa de câmbio, então aqueles que ainda não compraram bitcoins e querem fazê-lo é melhor esperar”, porque “cairá para entre 7.000 e 8.000 dólares”, recomenda Mikhail Maschenko.

Para mais novidades Blockchain, clique aqui!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.