Notícias

Dor no joelho durante o frio? Entenda as causas e como lidar com o desconforto

O incômodo no joelho durante o frio pode afetar qualquer pessoa, mas é especialmente comum e mais intenso em pacientes que já apresentam doenças articulares, como a artrose

A chegada do frio pode trazer consigo mais do que apenas a necessidade de agasalhos e cobertores. Para muitas pessoas, temperaturas mais baixas significam também o surgimento de desconfortos e dores nas articulações, especialmente nos joelhos. Mas afinal, esse desconforto é normal? Existe alguma explicação científica por trás desse sintoma? E mais importante, como lidar com essas dores? É o que vamos descobrir nesse artigo.

Por que Sinto Dor no Joelho no Frio?

A sensação de desconforto e dor nos joelhos durante os dias mais frios é uma queixa bastante comum e possui, na verdade, uma explicação científica. Segundo o Dr. Marcos Cortelazo, ortopedista especialista em joelho e traumatologia esportiva, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), esse desconforto pode ser atribuído, inicialmente, ao impacto do frio no líquido sinovial.

O líquido sinovial é responsável por lubrificar as articulações e, com as baixas temperaturas, esse líquido torna-se mais espesso, dificultando o deslizamento das articulações e a movimentação, o que pode gerar desconforto“, explica o médico.

O Organismo e a Dor no Joelho no Frio

No entanto, o líquido sinovial não é o único culpado. O próprio organismo, ao tentar se proteger do frio, pode contribuir para as dores no joelho. O médico menciona a vasoconstrição, um mecanismo de redução do diâmetro dos vasos sanguíneos, que ajuda a manter a temperatura corporal, mas que também diminui o fluxo de sangue para as extremidades do corpo, tornando-as mais suscetíveis à dor.

Ao mesmo tempo, temos as contrações musculares involuntárias, que têm como objetivo produzir calor. Além de contrair mais os músculos, no frio nos movimentamos menos, o que pode levar a uma maior rigidez muscular e consequente desconforto durante a movimentação“, completa o ortopedista.

Quem é Mais Afetado?

Enquanto o incômodo pode afetar qualquer pessoa, é especialmente comum e mais intenso em pacientes que já apresentam doenças articulares, como a artrose. “Apesar das principais reclamações estarem relacionadas ao joelho, o desconforto no frio também pode afetar outras articulações, principalmente aquelas que ficam nas extremidades do corpo, como mãos e pés“, acrescenta o Dr. Cortelazo.

Como Lidar com a Dor no Joelho no Frio?

Para prevenir desconfortos, o ortopedista recomenda alguns cuidados, como manter-se aquecido durante o frio. “Agasalhe-se bem. Vale apostar também no consumo de alimentos quentes. Se necessário, você pode fazer uso pontual de analgésicos simples com dipirona ou paracetamol, o que ajudará a bloquear a dor“, aconselha.

Praticar atividade física também é importante. “A atividade física melhora o fluxo sanguíneo, lubrifica as articulações e aumenta a flexibilidade“, diz. Por fim, se as dores forem muito intensas e prolongadas, é fundamental buscar um especialista para passar por uma avaliação.

Em suma, embora seja comum sentir dor no joelho durante o frio, é importante estar atento aos sinais do corpo. Se a dor for muito intensa ou persistente, não hesite em procurar um ortopedista. Mantenha-se aquecido, movimente-se e cuide da sua saúde. Assim, você poderá aproveitar o frio com mais conforto e menos dores.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Romã: o segredo para manter a mente afiada. Desvende os Segredos do Exercício Ideal para Emagrecer com Saúde! Mitos e Verdades do Vinagre de Maçã Noite Sem Descanso? Descubra os Perigos do Trabalho Noturno para sua Saúde! Celebrando 20 Anos de “De Repente 30” A Longa Espera Termina: Voyager 1 Fala com a Terra Toque Futurista: A Chegada dos Botões Capacitivos no iPhone 16 Em meio ao reality, participante do Big Brother Argentina enfrenta batalha contra o câncer. Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida.

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.