Saúde

Doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo – veja como prevenir

Crédito: divulgação

AVC e infarto são algumas das doenças causadas por problemas no coração. O número de pessoas que sofre de problemas cardíacos é alarmante. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), as doenças cardiovasculares (DCV) são a principal causa de morte no mundo, tendo acometido 17 milhões de pessoas só em 2016. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, 300 mil pessoas sofrem infartos todos os anos, e em 30% dos casos o ataque cardíaco é fatal.

De todas as ocorrências, 80% delas poderiam ser evitadas com medidas simples de hábitos saudáveis, de acordo com especialistas. Muitos dos problemas acontecem por má alimentação e sedentarismo, quadros que podem ser modificados com a mudança de hábitos. Fumo, álcool e estresse são outros fatores de risco das doenças cardiovasculares.

No caso da alimentação, a sugestão é incluir nozes, castanhas e sementes, que são fonte de ômega 3, uma substância que colabora para a proteção do coração. Frutas, verduras e legumes também são ricos em fibras e vitaminas que agem como antioxidantes e também são substâncias cardioprotetoras. A moderação é a chave, mas cada caso tem uma recomendação específica. Por isso é tão importante consultar um médico ou nutricionista.

Fumar aumenta em 30% as chances de um ataque cardíaco e cerca de 200 vezes as chances de se ter um AVC, de acordo com a dra. Daniele R. Chacon Moro, em artigo para o CTCor (Centro de Tratamento do Coração). O cigarro deixa o coração mais propenso ao acúmulo de gordura nas artérias, além de agredir substâncias naturais. O álcool não é proibido, mas o consumo deve ser moderado, porque o exagero pode causar insuficiência cardíaca.

Quem vive sempre estressado também está na lista de risco. Isso porque o estado de tensão libera hormônios que podem acelerar demais os batimentos cardíacos e piora quadros de hipertensão. A recomendação é uma maior prática de atividades ao ar livre, contato com a natureza, boas horas de sono e fazer pausas ao longo do dia.

A prática de exercícios, inclusive, é fundamental para a prevenção de diversos problemas de saúde. Para combater o sedentarismo, você pode se aliar a simples práticas, como preferir escadas a elevadores e fazer caminhadas quando possível. O ideal é se exercitar diariamente, mas 30 minutos em cinco dias da semana já é o suficiente.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.