Dicas

Direção defensiva

De importância imensurável no trânsito, os conhecimentos das técnicas de direção defensiva são passados na autoescola, mas nem sempre temos a absorção devida do conhecimento. Leia e saiba um pouco mais sobre essa relevante temática.

O ano de 2018 foi fervoroso no que diz respeito às regras de formação dos condutores. Estamos falando sobre a Resolução 726/2018 do Contran, que foi revogada pela Deliberação 168. A renovação da CNH necessitaria de novos elementos para ser concluída, os motoristas teriam de fazer uma nova prova teórica no Detran e um novo curso a cada 5 anos. Nas disciplinas estudadas, seriam abordados conceitos de sinalização, legislação de trânsito e um dos mais importantes: direção defensiva.

Mesmo sendo um passo necessário nas autoescolas, vemos que nem todos conhecem os preceitos da direção defensiva ou praticam seus métodos de uma forma diária. Independentemente de termos estudado, os conhecimentos acabam caindo em desuso frente aos vícios diários do trânsito. O modo de agir baseado na direção defensiva é necessário para o bem social, pois, a partir disso, evitamos acidentes, podemos dirigir com maior segurança, entre outros benefícios, tais quais:

  • melhoria da amoxofobia (medo de dirigir);
  • melhoria dos hábitos no trânsito;
  • maior atenção;
  • habilidades para um convívio saudável.

Entre outros pontos, a direção defensiva é um conjunto de medidas corretas para evitar problemas no trânsito.

Respeitar as placas parece até uma dica boba, mas é necessário tê-la sempre em mente. Por vezes, uma placa de “área escolar” ou de limite de velocidade acabam passando despercebidas, embora sejam de extrema relevância. Respeitar os sinais e as placas de trânsito é realmente basilar para evitar acidentes.

Isso, associado ao uso defensivo da direção, faz com que você, condutor ou condutora, anteveja os problemas e encontre soluções rápidas para qualquer situação no trânsito. No momento, a decisão deve ser rápida e certeira, evitando maiores problemas, como acidentes e até mortes.

Seguem, abaixo, alguns elementos da direção defensiva que podem ajudá-lo a dirigir mais tranquilo e consciente.

  1. ATENÇÃO: essencial ao motorista a partir do momento em que ele entra no carro. O motorista defensivo mantém-se sempre concentrado nos elementos da via e na manutenção de seu veículo.
  2. HABILIDADE: com o aprendizado da autoescola e com os aperfeiçoamentos no decorrer da vida, você estará sempre bem atualizado e com o conhecimento ‘fresco’ na sua mente.
  3. PREVISÃO: antecipe-se frente aos riscos e dificuldades no trânsito, garantindo a capacidade de manter distância de outros carros, estando sempre na velocidade permitida nas vias e garantindo, assim, a segurança dos outros condutores.
  4. AÇÃO: adoção de atitudes positivas no trânsito, tendo as leis de trânsito como norte, assim como as boas condutas sociais.
  5. CONHECIMENTO: conhecer as leis e as normas do trânsito é de extrema importância. Ler o Código de Trânsito Brasileiro é uma necessidade, mas poucos condutores o fazem.

A Direção Defensiva é, em resumo, um misto de todos esses elementos. Paciência e respeito no trânsito são sempre bem-vindos, pois trazem, para toda a sociedade, a sensação de bem-estar, segurança e cordialidade.

E não para por aí, já que a manutenção do carro também é uma medida defensiva. Manter o seu carro com a revisão em dia é necessário, pois, como os veículos sempre sofrem desgastes com o uso, alguns deles podem ser perigosos para o motorista ou para os condutores que o circundam, como, por exemplo, problemas no radiador, problemas no óleo do motor e freio, entre outros.

O condutor defensivo sempre adota, no trânsito, os procedimentos preventivos aprendidos com a experiência na condução e nas aulas, priorizando a segurança individual e coletiva, sempre mantendo a calma, por mais que se depare com situações estressantes ou perigosas.

Você pode aprender as práticas de direção defensiva nas próprias aulas da autoescola ou atualizando o seu conhecimento em cursos online ou presenciais. Pessoas que trabalham com transporte público, coletivo ou mesmo particular devem, ainda mais que todos os outros condutores, ter sempre em mente todas as determinações da legislação.

Atualizar-se para dirigir é sempre uma boa pedida! Esteja sempre informado sobre regras e direcionamentos preventivos e, assim, evite acidentes e até infrações!

Tem alguma dica sobre como reagir a certas situações no trânsito, alguma situação em que os ensinamentos da direção defensiva ajudaram a lidar melhor com algum acontecimento? Não deixe de compartilhar conosco!

You Might Also Like

One comment

  1. 1

    Só reconhecemos a importância da direção defensiva quando passamos pelo problema, se convidar alguém para fazer, não vai

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.