dinheiro
Foto: Everystockphoto

A Dinamarca pode se tornar o primeiro país do mundo a abolir o uso do dinheiro físico e aceitar de vez o uso do “dinheiro eletrônico”. O governo dinamarquês anunciou sua intenção de abolir o uso de notas e moedas a partir de 2016, informa a BBC. “O objetivo é eliminar os custos administrativos e financeiros consideráveis ​​envolvidos na gestão de dinheiro”, diz o governo do país.

No caso da Dinamarca, a decisão não parece muito surpreendente: segundo a Comissão Dinamarquesa sobre Pagamentos, 100% da população adulta tem um cartão de crédito. Além disso, desde 1990, os pagamentos em dinheiro caíram em 90%. Atualmente, apenas um quarto dos pagamentos são feitos com moedas ou notas, uma vez que a maioria dos varejistas aceita cartões.

O dinheiro eletrônico (seja cartão de crédito, seja bitcoin) tem uma série de vantagens óbvias. A Comissão salienta que o dinheiro é mais caro para produzir e armazenar. De acordo com estimativas dos professores Bhaskkar Chakravorti e Benjamin Mazzota da Tufts University, em Boston, cada americano gasta 28 minutos por mês em um caixa eletrônico. Mas existem motivações mais simples para erradicar dinheiro: dinheiro eletrônico é mais ecológico e higiênico. No entanto, o próprio Governo dinamarquês não exclui a possibilidade de custos públicos para se adaptar à nova medida.

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.