Notícias

Dia do Professor: Educadores que fizeram história no Brasil

José-de-Anchieta
José de Anchieta é retratado ensinando índios – Foto: Reprodução/Band

Nessa quarta-feira, 15, comemora-se o Dia do Professor no Brasil. A comemoração começou em 1947 em São Paulo, 120 anos após Dom Pedro I ter declarado o Ensino Elementar no Brasil. Segundo Dom Pedro, era obrigatório que “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Em homenagem ao Dia do Professor, destacamos aqui os educadores que marcaram a história do Brasil.

Apesar de ter nascido na Espanha, o padre jesuíta José de Anchieta teve importante papel nas terras brasileiras. Anchieta foi o autor da primeira gramática da língua tupi e produziu uma obra literária extensa, se tornando um dos primeiros autores da literatura brasileira. O padre foi também professor dos noviços na Companhia de Jesus no Brasil, além de educar índios.

Outro professor que serve de inspiração até hoje é o pernambucano Paulo Freire. Ele é o brasileiro mais homenageado na história, devido a seu empenho em ensinar os menos favorecidos.

Apesar de sua formação ter sido apenas do curso primário, Cosme de Farias foi pioneiro na luta contra o analfabetismo na Bahia. Foi fundador da “Liga Baiana contra o Analfabetismo” e sua trajetória se mantém agraciada por décadas.

Concluímos com uma curiosidade: Dom Pedro II declarou diversas vezes seu desejo de ser professor, em seu diário escreveu: “Se eu não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro”.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.