Detran disponibiliza emissão de CRLV Digital

junho 15, 2020 0 Por Romário Nicácio
Detran disponibiliza emissão de CRLV Digital

Os usuários que estiverem com o Licenciamento anual do veículo quitado poderão solicitar a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV Digital) de forma online, sem precisar se dirigir às unidades do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran).

O documento, que poderá ser solicitado em PDF e impresso em papel comum, passou a ser disponibilizado a partir desta segunda-feira (15) pelo Detran.

O novo serviço vem para se somar a opção de baixar o documento por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível no Rio Grande do Norte desde o mês de março. Quando as taxas referentes ao licenciamento e IPVA são pagas, o aplicativo atualiza e permite a emissão e a impressão do documento. A partir de agora, esse procedimento também é possível através do site, tanto para pessoas físicas como jurídicas. No aplicativo CDT, apenas pessoas físicas podiam fazer a emissão.

De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o CRLV Digital somente será expedido após a quitação dos débitos relativos a IPVA, encargos e multas vinculados ao veículo, bem como o pagamento da Taxa de Bombeiros e do Seguro DPVAT. A versão eletrônica do CRLV traz todas as informações do documento impresso e tem a mesma validade jurídica do certificado físico. A autenticidade do documento é garantida pelo QR Code, que pode ser lido para verificar se há alguma falsificação no documento durante uma fiscalização de trânsito.

Passo a passo 

Veja o passo a passo de como baixar o CRLV Digital diretamente do site:

  • Clica no ícone “CRLV Digital (CRLV-e)
  • Digitar as informações solicitadas (placa/renavam/n° do CRV/CPF ou CNPJ): o cidadão (CPF) e as instituições públicas ou privadas (CNPJ)
  • Clicar em imprimir, onde será gerado o CRLV-e em formato pdf.