Notícias

Desaprovação a imagem de Sérgio Moro cresce em agosto, revela pesquisa Ipsos

Apesar de ser desde abril de 2016 a personalidade mais bem avaliada na pesquisa Barômetro Político Ipsos, realizada mensalmente, o juiz Sérgio Moro registrou em agosto o maior revês de desaprovação a sua atuação. A rejeição ao desempenho do magistrado avançou nove pontos percentuais (de 28% para 37%) entre julho e agosto. O indicador de favorabilidade a Moro também recuou nove pontos percentuais (de 64% para os atuais 55%).

O levantamento revela ainda que o juiz que lidera a Operação Lava Jato teve maior crescimento de rejeição nas regiões Nordeste (de 34% para 55%) e Norte (de 21% para 40%). E pela primeira vez na série histórica a desaprovação é maior do que a aprovação ao analisar apenas os entrevistados das classes D e E (39% de aprovação contra 47% de desaprovação), avançando 18 pontos percentuais no período.

A pesquisa ainda avaliou o índice de desaprovação do atual e de ex-presidentes do Brasil. Michel Temer continua sendo o mais rejeitado com 93%, seguido por Dilma Rousseff (79%) e FHC (79%), e Luiz Inácio Lula da Silva (66%). Lula, por sinal, tem o seu maior índice de aprovação na região Nordeste do país (57%) e entre os entrevistados das classes D e E (48%).

Analisando os números de políticos que já se candidataram à presidência, Aécio Neves se destaca, negativamente, com maior taxa de desaprovação (91%). Na sequência, estão os também tucanos José Serra (82%) e Geraldo Alckmin (73%). Marina Silva, da REDE, acumula índice de rejeição de 65%, enquanto Ciro Gomes (PDT) tem 63%.

Por outro lado, o estudo revela que as personalidades mais bem avaliadas, além do juiz Sérgio Moro (55%), são Joaquim Barbosa (47%), Luciano Huck (44%) e Lula (32%).

O barômetro Político também analisou outras pessoas públicas quanto ao índice de desaprovação e aprovação, como Eduardo Cunha (91% e 1%, respectivamente); Renan Calheiros (84% e 1%, respectivamente); Rodrigo Maia (72% e 3%, respectivamente); Gilmar Mendes (67% e 3% respectivamente); Henrique Meirelles (62% e 3%, respectivamente); Marcelo Crivella (60% e 8%, respectivamente); Jair Bolsonaro (56% e 21%, respectivamente); Paulo Skaf (55% e 7%, respectivamente); Tasso Jereissati (55% e 4%, respectivamente); Nelson Jobim (54% e 4%, respectivamente); João Dória (52% e 19%, respectivamente); Rodrigo Janot (52% e 22%, respectivamente); Edson Fachin (51% e 11%, respectivamente); Carmem Lúcia (47% e 22%, respectivamente); Deltan Dallagnol (45% e 13%, respectivamente).

A pesquisa da Ipsos contou com 1.200 entrevistas presenciais em 72 municípios brasileiros. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Romã: o segredo para manter a mente afiada. Desvende os Segredos do Exercício Ideal para Emagrecer com Saúde! Mitos e Verdades do Vinagre de Maçã Noite Sem Descanso? Descubra os Perigos do Trabalho Noturno para sua Saúde! Celebrando 20 Anos de “De Repente 30” A Longa Espera Termina: Voyager 1 Fala com a Terra Toque Futurista: A Chegada dos Botões Capacitivos no iPhone 16 Em meio ao reality, participante do Big Brother Argentina enfrenta batalha contra o câncer. Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida.

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.