Dataprev envia novos lotes de cadastros do auxílio emergencial à Caixa

abril 22, 2020 0 Por Romário Nicácio
Dataprev envia novos lotes de cadastros do auxílio emergencial à Caixa

Os especialistas da Dataprev e do Ministério da Cidadania homologaram, na última terça-feira (21), novos lotes dos cadastros finalizados pelo aplicativo e site da Caixa Econômica Federal (CEF), no período de 7 a 10 de abril (Grupo 1). A empresa enviou, na terça-feira (21) e quarta-feira (22), registros ao banco de 8,2 milhões de cadastros que estavam em processo de validação pelos órgãos. Até sexta-feira (24), mais 7 milhões de requerimentos, referentes aos dias 11 e 17 de abril, serão enviados à Caixa.

Com o recebimento dos cadastros, esses requerentes deverão ser informados pela Caixa, no aplicativo ou site, sobre o resultado da análise realizada pelos órgãos. No total, somente do Grupo 1 (informais), 32 milhões de cadastros concluídos – entre os dias 7 e 10 de abril – já foram processados. Desse total, 15,2 milhões foram considerados elegíveis; 11,6 milhões necessitam de revisão cadastral; 3,5 milhões foram classificados como inelegíveis; e 1,7 milhão precisa de processamento adicional.

Hoje, o Governo Federal já possui 45,2 milhões de brasileiros com os CPFs considerados elegíveis, homologados e enviado à Caixa para verificação final e pagamento (inclui os informais e também os inscritos no CadÚnico). O resultado já representa 84% do público inicialmente estimado para receber o auxílio emergencial – que foi de 54 milhões. Os investimentos da União já chegam a R$ 32,5 bilhões. Até segunda-feira (20), a Caixa informou que 31 milhões de cidadãos receberam recursos e os créditos somaram 22 bilhões.

Até o momento, o auxílio emergencial poderá beneficiar mais de 80 milhões de brasileiros. Isso porque o número engloba os 45,2 milhões de CPFs elegíveis e os membros dessas famílias.

A elegibilidade para receber o benefício segue os critérios da Lei n. 13.982, de 2 de abril de 2020. As pessoas que não concordarem com a análise realizada pelos sistemas de conferência podem pedir nova avaliação por meio do aplicativo e portal da Caixa. A funcionalidade foi habilitada na última segunda (20) para os inscritos no Cadastro Único e estará disponível para o Grupo 1 nos próximos dias.

CADASTROS REALIZADOS ENTRE 11 E 17 DE ABRIL

Lançamento do aplicativo CAIXA|Auxílio Emergencial

As equipes da Dataprev e do Ministério da Cidadania já iniciaram, nesta quarta-feira (22), a homologação da segunda remessa com 7 milhões de cadastros finalizados no aplicativo e site da Caixa, entre os dias 11 e 17 de abril. O conjunto de informações foi recebido pela Dataprev no sábado (18) e será encaminhado à Caixa na noite da sexta-feira (24).

No período de análise, foi necessária a divisão dos dados em lotes de envio à Caixa devido à complexidade do cruzamento de informações dos brasileiros diante dos diversos cenários apresentados com os normativos legais.

As regras para a validação dos dados foram amadurecidas ao longo do processo, o que demandou um tempo maior de análise. Com os avanços da atividade e conhecimento dos cenários, o processamento e homologação será cada vez mais rápido daqui para frente.