Notícias

Curso de Reciclagem EAD

Para você que teve a carteira suspensa ou cassada, saiba que é possível realizar o curso de reciclagem EAD, ou seja, na modalidade de educação a distância.

Você pode realizar o curso 100% online, pelo celular, tablet ou computador. Você pode fazer isso de sua casa ou de onde quiser. O número de alunos do curso de reciclagem EAD já ultrapassa 250 mil em todo o país.

O prazo mínimo para a conclusão do curso online é de 3 dias e o máximo é de 45 dias. Os conteúdos do curso ficam disponíveis 24 horas, sendo assim, você pode realizar as aulas em qualquer momento do dia ou da noite.

Neste artigo, vou mostrar a você como funciona o curso de reciclagem a distância. Veja como é possível realizar o curso sem ter que sair de casa.

Como funciona o curso de reciclagem EAD

O primeiro passo é uma prova objetiva contendo 30 questões. Para passar na prova, você precisa acertar no mínimo 70% das questões, ou seja, 21 acertos.

O conteúdo do curso online é o mesmo conteúdo de legislação de trânsito das aulas teóricas das autoescolas: direção defensiva, noções de primeiros socorros e relacionamento interpessoal.

Ao final do processo, os órgãos dos sites responsáveis comunicarão, ao Detran, a liberação da CNH, restituindo, ao condutor, o direito de dirigir. No entanto, alguns estados exigem que você faça uma prova presencial no Detran, no processo final.

O Detran do Rio de Janeiro, por exemplo, é um deles. Já no estado de Santa Catarina não há essa exigência de prova presencial. Nesse caso, para finalizar o curso, basta apresentar o certificado de conclusão.

As regras sobre a realização da prova constam na Resolução de Nº 168 de 2004, do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), anexo II (atualizado pela Resolução Nº 285 de 2008), subseção 5.2 (Disposições Gerais):

“Os candidatos ao final do curso, serão submetidos a uma avaliação pelo órgão ou entidade executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal ou instituição/entidade por ele credenciada, através de uma prova com um mínimo de 30 questões sobre os conteúdos ministrados;

 – A aprovação se dará quando o condutor acertar no mínimo 70% das questões

 – O condutor aluno reprovado uma primeira vez poderá realizar nova avaliação após 5 (cinco) dias e, se reprovado pela 2º vez poderá matricular-se para um novo curso, frequentando-o integralmente. Caso ainda não consiga resultado satisfatório, deverá receber atendimento individualizado a fim de superar suas dificuldades. ”

Importante ressaltar, também, que a CNH será liberada somente após o tempo de conclusão do prazo determinado pela suspensão. Somente aí, o condutor poderá recuperar a CNH e voltar a dirigir normalmente.

As vantagens em fazer a reciclagem a distância são várias. Menos tempo gasto com deslocamento, liberdade de escolha no horário, autonomia nos estudos, com a opção de fazer pelo celular, tablet ou computador. Além disso, é financeiramente mais vantajoso.

Quem pode fazer o curso de reciclagem EAD?

Os cursos a distância, também conhecidos como EAD, são uma alternativa para o condutor que não têm tempo ou possibilidade de frequentar um curso presencial, por exemplo.

Sendo assim, o curso está disponível para qualquer pessoa que precisa renovar a CNH e queira fazer por EAD. Porém, você só pode fazer o curso de reciclagem EAD caso já tenha entregue a sua CNH ao Detran, como dita a lei.

Após o início da contagem do tempo de suspensão da carteira, você poderá fazer o curso online de reciclagem.

Verifique também se o estado em que você reside já permite o curso em EAD. Entre em contato com o Detran para saber maiores informações.

Como fazer o curso de Reciclagem EAD?

Antes de tudo, você precisa entrar em contato com o Detran para ter informações sobre as opções que o estado onde reside oferece.

Isso porque ainda não é todo estado que liberou a reciclagem por EAD. Seja no site ou por telefone, você consegue obter todas as informações necessárias.

Antes, só era possível fazer as aulas de reciclagem da CNH nos Centros de Formação de Condutores, presencialmente.

Atualmente, o número de estados que já aceitam o curso de reciclagem EAD aumenta a cada dia. Alguns estados ainda estão regulamentando o processo para ser implementado em breve.

Se você já entregou a CNH com multa de suspensão ou cassação ao Detran, dando, assim, início ao período para cumprir o prazo de suspensão, já pode se inscrever para o curso a distância.

A inscrição para o curso de reciclagem EAD pode ser feita por meio do site do Detran do seu estado.

O processo é 100% online e você é quem controla o horário para estudar e quantos módulos quer fazer no dia.

Em quais situações a reciclagem é obrigatória?

Uma das regras é se já você atingiu 20 pontos na carteira. Nesse caso, será preciso fazer a reciclagem.

Outra regra para fazer reciclagem EAD ou presencial da CNH é ter cometido alguma infração gravíssima.

Veja as infrações que podem gerar suspensão da CNH e, consequentemente, a obrigatoriedade da reciclagem:

  • disputar corrida por competitividade;
  • dirigir alcoolizado ou sob efeito de entorpecente;
  • promover ou participar de competição esportiva ou eventos na pista;
  • quando o condutor, em caso de acidente, não socorre a vítima;
  • em acidente provocado, não tomar providência para avisar, aos outros condutores, sobre o perigo no local;
  • em acidente provocado, não preservar o local, para facilitar os trabalhos da polícia e da perícia;
  • não remover o automóvel, mesmo o agente de trânsito exigindo;
  • não se identificar para o agente fazer boletim de ocorrência;
  • quando ultrapassar a velocidade permitida em mais de 50%;
  • fazer ameaças contra pedestres na via pública;
  • fazer manobras perigosas somente para exibição;
  • mexer sem autorização no bloqueio que a polícia colocou na pista.

Para motociclista:

  • pilotar moto ou conduzir alguém na garupa sem capacete;
  • empinar a moto em uma roda;
  • estar com faróis apagados;
  • transportar crianças com menos de sete anos ou sem habilidade para segurar no condutor.

Quais estados permitem reciclagem EAD?

Ainda não são todos os estados que disponibilizam esse tipo de serviço, pois o processo está em andamento e em implementação em alguns estados do Brasil.

Entre os estados que já oferecem a reciclagem EAD, estão São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Recife, Espírito Santo, Santa Catarina, Sergipe e Minas Gerais.

Caso você esteja procurando pelo curso online, verifique, no site do Detran do seu estado, se já disponibilizam o serviço para reciclagem EAD.

Como estão em transição de regulamentação para aderir ao curso, a reciclagem EAD do seu estado pode ser atualizada e liberada a qualquer momento.

Viu como é fácil fazer o curso de reciclagem EAD? Não deixe este conhecimento apenas com você, pois estas informações certamente serão úteis para muitas pessoas.

Compartilhe este artigo com seus amigos e família para que eles também saibam mais sobre esse processo, caso necessitem. E conte sempre com o Doutor Multas caso precise esclarecer qualquer dúvida. Até a próxima!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.