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Cupons de desconto oferecem vantagens também para a marca

Oferecer descontos é uma das práticas mais antigas e bastante utilizadas entre diferentes empresas, especialmente no meio digital. O principal objetivo dessa estratégia é alavancar vendas e, claro, atrair mais clientes. 

Segundo uma pesquisa sobre o comportamento de compra do consumidor realizada pela Opinion Box em janeiro deste ano, para 74% dos brasileiros entrevistados, o principal motivo que os levam a trocar a loja física pela virtual é o preço. Ainda segundo a pesquisa, 63% afirmam preferir o comércio digital por terem mais promoções. 

A busca pela economia é um fator recorrente na vida do consumidor. Por esse motivo, os cupons de desconto passam a ser uma ferramenta de marketing para ampliar as vendas e reforçar o nome da marca no mercado.

O que são cupons de desconto 

Os cupons são códigos alfanuméricos disponibilizados por empresas para oferecer ao comprador um desconto extra no momento de uma compra on-line. Atualmente, diversas marcas fazem uso desse método que pode possuir diferentes vantagens para os clientes. 

Por exemplo, é possível encontrar cupom de desconto Americanas que oferece frete grátis, 10% off na primeira compra, desconto para produtos específicos do site, entre outros. 

Para ser utilizado, o código deve ser adicionado pelo cliente em um campo específico do site, antes de finalizar o pagamento. Uma das vantagens para o comprador é a economia imediata, ou seja, logo após ser adicionado no site, o cupom já disponibiliza o desconto instantaneamente.

Vantagens 

Os cupons de desconto não oferecem apenas vantagens para os clientes, como também para as empresas que optam por esse tipo de ação. O método pode auxiliar em diferentes estratégias de marketing e ainda ajudar uma marca a alcançar objetivos.

Estímulo de compras com valores mais altos 

É possível oferecer cupons de desconto válidos a partir de um determinado valor. Essa estratégia faz parte de um gatilho mental que tem o objetivo de estimular o cliente a comprar mais para obter o benefício. 

Muitas vezes o comprador deseja adquirir outros itens da marca mas, por falta de incentivo, acaba optando apenas por produtos de necessidade. Quando uma loja disponibiliza cupons para compras acima de um valor específico, o cliente aproveita a oportunidade para garantir mais produtos e, assim, receber o desconto. 

Essa estratégia pode favorecer o aumento de lucro relevante para vendas de larga escala de uma empresa. 

Marketing de relacionamento 

Uma das dificuldades de muitos negócios no meio digital é manter a base de clientes. Oferecer cupons de desconto para os compradores fiéis é uma excelente opção para fortalecer o relacionamento entre empresa e consumidor. 

Nesses casos, o desconto pode soar como um presente ao cliente, demonstrando que a compra dele é fundamental para o funcionamento da marca. Uma boa opção é oferecer cupons de aniversário e em datas comemorativas.  

Atrair novos clientes

O método de oferecer desconto pode ser um aliado também para atrair novos clientes. Da mesma forma que devem ser fidelizados os compradores mais antigos da marca, os novos também precisam se sentir especiais. 

Por esse motivo, é possível alinhar diferentes cupons para quem está conhecendo a marca agora. Uma das estratégias é criar campanhas para desconto na primeira compra ou vantagens para os clientes que se cadastrarem no site. 

Aumento de vendas em períodos de baixo movimento 

Assim como nas lojas físicas, o mercado on-line nem sempre tem movimento o tempo todo. Nesse cenário os cupons de desconto podem ser úteis para trazer mais vendas durante os períodos de baixo movimento e incentivar os consumidores.

Incentivo à conclusão de compra

Segundo o estudo do Ibope E-Commerce, 63 carrinhos são abandonados a cada 100 transações de e-commerce no Brasil. Isso pode acontecer por diferentes motivos e um deles está relacionado ao valor da compra. 

Assim como nas outras vantagens, os cupons de desconto podem funcionar como gatilhos mentais favoráveis para estimular o cliente a finalizar a compra. Uma estratégia é estipular códigos que dão ofertas limitadas até determinada data.

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Wagner Santos

Meu nome e Wagner Santos CEO da Revista de Marketing e profissional de SEO | Linkbuilder e escrevo sobre dicas para melhorar e alavancar sites na internet.

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