Crea instala grupo de trabalho para vistoriar barragens prioritárias no RN

Crea instala grupo de trabalho para vistoriar barragens prioritárias no RN

Crea instala grupo de trabalho para vistoriar barragens prioritárias no RN

Rafael Nicácio fevereiro 6, 2019 Destaques

A primeira reunião do grupo de trabalho formado por conselheiros do Crea-RN, além de representantes de órgãos públicos e entidades, sugeriu a inspeção técnica em cinco das 24 barragens do RN.

Esses reservatórios, segundo o relatório da Agência Nacional das Águas (ANA), possuem danos considerados preocupantes. O grupo visitará as barragens: Barbosa de Baixo (Caicó), Riacho do Meio (Equador), ambas particulares. As outras são: Passagem das Traíras (Jardim do Seridó), Gargalheiras (Acari) e Calabouço (Passa e Fica). A inspeção está agendada para os dias 7 e 8 de fevereiro.

Ao abrir a reunião, a presidente do Conselho, Ana Adalgisa Dias Paulino, informou que desde o início de 2018 solicitou o Plano de Manutenção de Obras Públicas a órgãos federais, estaduais e municipais, responsáveis por equipamentos de infraestrutura como barragens, pontes, viadutos e passarelas, mas não foi obtido o retorno esperado.

“Não podemos mais esperar que aconteça outra tragédia como as que já ocorreram em Minas Gerais. A ideia é formar uma ampla discussão em torno das barragens, mas que gere resultados, por isso precisamos da experiência de todos”, ressaltou a presidente do Crea-RN.

Ana Adalgisa esclareceu que o trabalho do grupo não será apenas de visita e elaboração de relatório sobre a situação dos reservatórios hídricos. “Nosso trabalho não termina em 15 dias ou um mês, é um trabalho aprofundado e esperamos somar esforços para dar uma resposta à sociedade”, disse a presidente.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial.

Outros artigos