Covid-19: mais de 320 casos são identificados durante testagem rápida na ZN

Covid-19: mais de 320 casos são identificados durante testagem rápida na ZN

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal), iniciou a segunda semana da realização dos testes rápidos de detecção da COVID-19 para residentes no município. Ação teve início nesta terça-feira (23), contabilizando o total de 1.446 pessoas atendidas, sendo que 328 destas apresentaram algum resultado positivo que identificam a infecção para o novo coronavírus no organismo.

Testagem rápida, no esquema em drive-thru, têm como público alvo idosos maiores de 60 anos e pessoas com comorbidades comprovadas, e acontece no estacionamento do Ginásio Nélio Dias, Zona Norte de Natal.

O teste rápido é realizado através do método de imunocromatografia, onde o sangue coletado do dedo do paciente é levado para reagir em uma lâmina. A SMS recomenda que, para maior fidedignidade do teste, é importante que a pessoa tenha apresentando sintomas de um quadro de COVID-19 pelos últimos 10 dias do início dos sintomas de uma síndrome respiratória, com febre, tosse ou dor de cabeça, por exemplo.

O resultado é disponibilizado na internet, e pode ser conferido com até 24 horas após a realização do teste, por meio de protocolo e senha fornecidos durante a coleta. Os casos de IGM positivos são repassados para o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), da SMS/Natal, para notificação e acompanhamento. Esses pacientes também são orientados a buscar uma unidade de saúde referenciada para avaliação médica.

Para ter direito ao teste, é necessário apresentar comprovante de residência de Natal e documento oficial com foto que comprove a idade. O acesso ao Ginásio Nélio Dias se dá pela Av. do Baião e acontece até sexta-feira, 26 de junho, das 8h às 17h. A permanência no interior do veículo é obrigatória durante todas as etapas.

A SMS Natal está montando uma estratégia que será divulgada nos próximos dias para testagem dos pedestres.

Esta notícia foi interessante para você? Compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: