Covid-19: drive-thru de testes rápidos chega à Zona Norte nesta terça (23)

Covid-19: drive-thru de testes rápidos chega à Zona Norte nesta terça (23)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal) vai iniciar nesta terça-feira, dia 23 de junho, a segunda fase da testagem rápida da população para detectar a Covid-19. O local escolhido foi o Ginásio Nélio Dias, na Zona Norte da capital. O esquema para realização dos exames vai acontecer em sistema de drive-thru, das 8h às 17h, até a próxima sexta-feira (26). A permanência no interior dos veículos é obrigatória em todas as etapas.

O público alvo são pessoas a partir de 60 anos e portadores de comorbidades comprovadas, residentes em Natal. “Para maior fidedignidade do teste é importante que a pessoa tenha apresentando sintomas de um quadro de COVID-19 pelos últimos 10 dias, desde o início dos sintomas de síndrome respiratória a febre, tosse ou dor de cabeça, por exemplo”.

O acesso dos carros ao local se dá pela Av. do Baião, com percurso sinalizado e orientação da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU). Semelhante ao trabalho que foi feito no drive Arena das Dunas, haverá ainda uma equipe da SEMTAS realizando a triagem dos veículos para verificar se a pessoa que será testada corresponde ao público-alvo.

O teste rápido no drive acontece com média de um atendimento por minuto, onde o sangue é coletado através do dedo, para reagir numa lâmina. O resultado com até 24 horas através de laudo é disponibilizado na internet, por meio de protocolo e senha fornecidos durante a coleta. Os pacientes que testarem IgM positivo terão um acompanhamento com orientações e informações da SMS Natal de como deve proceder para os cuidados e/ou tratamento médico.

“Essa análise verifica os índices de IgG e IgM de cada pessoa, que são imunoglobulinas relacionadas às memórias e as defesas de cada pessoa em relação ao coronavírus. Quando o resultado é positivo para IgG, indica que o organismo teve algum contato com o vírus e produziu anticorpos; já o IgM positivo mostra que a infecção foi recente e o corpo iniciou a produção desses anticorpos”, explica Elineide Alves de Melo, chefe do Departamento de Diagnóstico e Incorporação de Novas Tecnologias da SMS Natal.

Os casos positivos são repassados para o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), da SMS/Natal, para notificação e acompanhamento. Alguns pacientes também são orientados a buscar uma unidade de saúde referenciada para início de um possível tratamento após avaliação médica.

A SMS Natal está montando uma estratégia que será divulgada nos próximos dias para testagem dos pedestres.

Esta notícia foi interessante para você? Compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: