Correr ou caminhar: qual exercício é o melhor para perder peso?

Correr ou caminhar: qual exercício é o melhor para perder peso?

Correr ou caminhar: qual exercício é o melhor para perder peso?

Rafael Nicácio novembro 30, 2017 Destaques

Quando o sujeito quer perder peso, normalmente consulta amigos e busca encontrar idéias de dietas ou exercícios que sejam mais adequados para queimar calorias. O problema é que as respostas podem ser muito variadas. Uma pergunta frequente, por exemplo, é se correr é melhor do que andar ou vice-versa.

Alguns aconselham você a dar uma caminhada rápida, outros dizem pra você que correr é melhor, e outro grupo sugere que você alterne entre os dois exercícios. Como nenhuma resposta esclarece realmente a dúvida, é melhor investigar por conta própria qual é o melhor exercício para perder peso.

Então, o que é melhor: caminhar ou correr?

Um estudo publicado na revista Medicine & Science in Sports & Exercise, comparou 32 mil corredores e 15 mil praticantes de caminhada e tentou elucidar esta questão. Eles seguiram os passos dessas pessoas por 6 anos. O objetivo principal foi ver como e quanto tempo demorou para perder peso em cada um dos grupos.

Foto: Bosmanerwin/Pixabay

No geral, andar é qualificado como exercício moderado se percorrido entre 3 e 6 MET (metabolic equivalente task). Se estiver funcionando dentro de um grupo considerado intenso ou vigoroso, ele excede 6 MET. Para esclarecer, um MET é uma unidade de medida que equivale à queima de calorias. Isso significa que quanto mais MET você tiver durante o exercício, mais calorias serão queimadas.

Na pesquisa, descobriram que o MET queimado durante uma corrida produz maior perda de peso em comparação com a mesma quantidade de MET que pode ser queimada ao caminhar. Isso foi mais notável nos indivíduos mais pesados, já que o estudo mostrou que eles perderam 90% mais quando estiveram correndo do que andando.

O que acontece é que o exercício vigoroso estimula a pós-combustão, o que lhe permite continuar a queimar calorias, mesmo depois de praticar a atividade. Além disso, o mesmo estudo garante que o apetite diminuiu depois de correr… Algo que pode parecer contraditório para muitos.

Dada toda essa informação, não há dúvida de que correr é uma maneira melhor de queimar calorias e perder peso. No entanto, nem todos têm a facilidade de fazê-lo, então uma boa ideia é investir em caminhadas vigorosas e rápidas para queimar um pouco mais de calorias.

Qual é o exercício que você prefere? Correr ou andar?

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial.

Outros artigos