Notícias

Coreia do Sul pagará US$ 490 por mês para jovens saírem de casa

O programa, aprovado pelo Ministério da Igualdade de Gênero e Família, é destinado a pessoas com idade entre nove e 24 anos que estão passando por um isolamento social extremo

O governo da Coreia do Sul aprovou uma série de medidas para combater o fenômeno de retraimento social conhecido como hikikomori, que afeta centenas de milhares de jovens sul-coreanos. Entre essas medidas, está a concessão de um subsídio mensal de 650.000 wones (cerca de US$ 490) para jovens entre nove e 24 anos que se encontram em situação de isolamento social.

Segundo um relatório do Instituto Sul-Coreano de Saúde e Assuntos Sociais, cerca de 350 mil sul-coreanos de 19 a 39 anos são considerados solitários ou isolados, o que representa aproximadamente 3% do grupo etário. Essas pessoas geralmente vêm de ambientes desfavorecidos, e em torno de 40% se isolam durante a adolescência.

O termo hikikomori, que se originou no Japão na década de 1990, se refere a uma situação em que uma pessoa, geralmente adolescente ou jovem adulto, se isola socialmente de maneira voluntária, evitando o contato com o mundo exterior e permanecendo em casa por meses ou anos.

Além do subsídio, o governo sul-coreano aprovou medidas de apoio à educação, trabalho e saúde para ajudar essas pessoas a “recuperar suas vidas cotidianas e reintegrar-se à sociedade“. O pacote inclui o pagamento de cirurgias estéticas para corrigir problemas como cicatrizes “que os adolescentes possam sentir vergonha“, bem como financiamento para materiais escolares e de academia.

O The Guardian cita alguns casos relatados pelo governo coreano. Um jovem disse que entrou em reclusão quando sua família “faliu“. Outra descreveu sua depressão como resultado da violência doméstica em sua casa: “Comecei a viver reclusa, como uma pessoa letárgica que dorme a maior parte do tempo ou não tem escolha a não ser comer quando está com fome e voltar a dormir.”

A Coreia do Sul enfrenta atualmente o aumento da taxa de desemprego juvenil, que agora chega a 7,2%, bem como a baixa taxa de natalidade. A Coreia é o único país do mundo com uma taxa de natalidade abaixo de um filho por mulher, devido ao alto custo de criar crianças, à desaceleração econômica e aos preços altos dos imóveis.

A implementação dessas medidas visa melhorar a qualidade de vida dos jovens sul-coreanos e combater problemas sociais que afetam o país. Além disso, espera-se que isso ajude a impulsionar a economia do país, reduzindo a taxa de desemprego juvenil e incentivando os jovens a se reintegrarem na sociedade e a se tornarem membros produtivos dela.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Romã: o segredo para manter a mente afiada. Desvende os Segredos do Exercício Ideal para Emagrecer com Saúde! Mitos e Verdades do Vinagre de Maçã Noite Sem Descanso? Descubra os Perigos do Trabalho Noturno para sua Saúde! Celebrando 20 Anos de “De Repente 30” A Longa Espera Termina: Voyager 1 Fala com a Terra Toque Futurista: A Chegada dos Botões Capacitivos no iPhone 16 Em meio ao reality, participante do Big Brother Argentina enfrenta batalha contra o câncer. Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida.

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.