Economia

Contribuintes do Simples Nacional devem ficar atentos ao prazo de regularização

Mais de 600.000 empresas já receberam, desde o dia 26 de setembro, notificação da Receita Federal sobre pendências com relação ao Simples Nacional, forma de tributação destinada às pessoas jurídicas com faturamento de R$ 3,6 milhões ao ano. A dívida total chega aos R$ 23,8 bilhões. O governo possibilita que o pagamento das dívidas seja feito em até 120 parcelas.

De acordo com o Ato Declaratório Executivo (ADE), as micro e pequenas empresas têm até 30 dias para regularizar a situação, contados a partir da data da notificação. Caso o pagamento não seja efetuado dentro do prazo estipulado, o contribuinte é excluído automaticamente do sistema, com efeitos a partir do dia 1° de janeiro de 2017.

Segundo Karina Dias, diretora executiva da Rui Cadete Consultores e Auditores Associados, essa é a oportunidade para continuar enquadrado no sistema. A partir de 2018, empresas com faturamento de até 4,8 milhões por ano também poderão aderir a essa forma de tributação, daí a importância de regularizar os débitos a tempo. “Estar em dia com os impostos é uma condição para se manter no Simples Nacional e continuar contribuindo com valores reduzidos”, explica a contadora.

Os optantes pelo Simples Nacional poderão acessar o ADE de exclusão através do Portal Simples na internet ou pelo atendimento virtual (e-CAC), no site da Receita Federal, munido de certificado digital e código de acesso.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.