Notícias

Como saber se seu nome está limpo?

Recovery, plataforma de renegociação de dívidas, dá dicas importantes

Ter o nome limpo traz diversos benefícios, como ter acesso a um cartão de crédito para fazer compras, solicitar empréstimos e fazer financiamentos, de acordo com a análise de crédito de cada estabelecimento. Isso significa mais liberdade e segurança.

No entanto, sabemos que estar com o nome sujo é uma fase difícil na vida de qualquer pessoa, pois, além de ter de lidar com as restrições, muitas vezes é preciso criar um planejamento financeiro para poder renegociar as dívidas.

Se você conhece alguém que esteja em situação semelhante, ou você mesmo se encontra nela, a Recovery, empresa do Grupo Itaú e plataforma pioneira de cobrança de dívidas no Brasil, separou algumas dicas de como você pode consultar o seu CPF e saber se está com o nome limpo, em quanto tempo o nome fica sujo, as consequências de não estar com o nome limpo, entre outras.

Afinal, como saber se você tem o nome limpo?

Quem consegue pagar as contas em dia fica mais tranquilo quando o assunto é manter o nome limpo.

Mas, caso você esteja passando por problemas financeiros, saiba que para seu nome ser negativado, existem algumas etapas antes.

Uma delas é o recebimento do sinal da empresa, comunicando que a conta em atraso deve ser quitada. Ela pode ser via carta ou por meios digitais também.

Geralmente, as empresas concedem um prazo para a regularização da situação. Feito isso, e não sendo possível sanar a dívida, o seu CPF é negativado.

Entenda o que é ter o nome limpo

Ter o nome limpo é quando você não está cadastrado como inadimplente nas empresas de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.

Ou seja, se você consegue pagar as suas contas em dia, ou mesmo negociá-las e quitá-las, e não possui mais débitos em atraso, você evita que seu nome seja negativado junto às instituições de proteção ao crédito.

Ter o nome limpo é fundamental para conseguir créditos como solicitar cartão, empréstimos, consórcios e financiamentos.

Em quanto tempo o nome fica sujo

Para ter o nome negativado, você precisa passar por pelo menos por algumas etapas. Essas podem durar até seis meses.

No entanto, a partir do atraso do pagamento da conta, já é possível que o credor insira a sua dívida no cadastro de inadimplentes.

Como consultar o CPF e saber se você está com o nome limpo

É possível saber se você está com o nome sujo acessando o site de instituições de proteção ao crédito e também de empresas parceiras.

Acesse renegocie.gruporecovery.com para consultar a situação do seu CPF. É simples e rápido, basta fazer o cadastro e criar uma senha.

Quais as consequências de não estar com o nome limpo?

Quem está com o nome sujo, além de perder o crédito na praça, ainda tem de lidar com diversos transtornos, como por exemplo:

Bens bloqueados

Em alguns casos, quem não consegue pagar as dívidas pode ter seus bens bloqueados para o pagamento das contas em atraso. No caso de financiamento, o próprio bem financiado é tido como garantia. E em caso de empréstimos, depende do que está estipulado em contrato.

Crédito negado

A dificuldade de conseguir crédito é, com certeza, o que leva a maioria das pessoas a buscar limpar o nome. Isso porque, com o CPF negativado, as empresas credoras são mais criteriosas para a concessão de financiamentos, acesso a cartões de crédito, crediário em loja e uma série de outras solicitações de crédito.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Romã: o segredo para manter a mente afiada. Desvende os Segredos do Exercício Ideal para Emagrecer com Saúde! Mitos e Verdades do Vinagre de Maçã Noite Sem Descanso? Descubra os Perigos do Trabalho Noturno para sua Saúde! Celebrando 20 Anos de “De Repente 30” A Longa Espera Termina: Voyager 1 Fala com a Terra Toque Futurista: A Chegada dos Botões Capacitivos no iPhone 16 Em meio ao reality, participante do Big Brother Argentina enfrenta batalha contra o câncer. Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida.

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.