Curiosidades

Como o viking Ragnar Lothbrok morreu na vida real?

A mitologia nórdica é cada vez mais presente no mundo de filmes e séries, sendo Vikings um dos seus maiores expoentes. O enredo da série (nas primeiras temporadas) gira em torno da lenda de Ragnar Lothbrok, um poderoso guerreiro viking que reinou na Suécia e na Dinamarca no século IX.

Se a série é fascinante e consegue nos pegar no primeiro capítulo, é porque as histórias em torno de sua figura são verdadeiramente surpreendentes: um personagem sanguinário e rebelde, lembrado na tradição escandinava por ter causado estragos na Inglaterra e na França.

Sua história aparece compilada nas crônicas do Saxão Gramático e nas sagas islandesas, uma série de histórias que descrevem os eventos que ocorreram durante a colonização da Islândia e que servem para compreender não só a história desse país, como também outros eventos como Colonização viking da Grã-Bretanha, Europa continental e América do Norte.

Se você viu a série, provavelmente saberá do que estamos falando e o quanto bem representados sãos os mitos nórdicos.

Como foi a morte do verdadeiro Ragnar: o que diz a lenda

Embora as escrituras não sejam tão precisas, sabe-se que, após sua cruel passagem pela França, Ragnar embarcou em uma viagem final para Northumbria. No meio da viagem, uma forte tempestade deixou suas embarcações inutilizáveis, o que não o impediu de continuar e saquear tantas pessoas quanto pudesse. Seu avanço foi brutal, se aventurando em diferentes cidades e aniquilando tudo em seu caminho.

O rei Aelle da Northumbria, foi preparado para uma batalha final: viajou de aldeia em aldeia e entregou uma espada para cada homem capaz de lutar, informando que a derrota iria significar a morte para ambos.

(Se você não viu a quinta temporada, é hora de parar: alerta de spoiler)

A última batalha de Ragnar Lothbrok

Semanas depois, os dois exércitos se encontraram face a face. As forças de Northumbria superaram em número a dos Vikings, que já estavam enfraquecidos de batalhas anteriores. A ferocidade dos guerreiros nórdicos era pequena e nada podia enfrentar o numeroso exército de Aelle, que o capturou.

Nesse sentido, a série desenha um paralelo perfeito com a lenda quando se trata de contar as últimas horas de Lothbrok. O mito diz que, gravemente ferido, o rei Viking foi colocado em uma gaiola suspensa e jogado em um poço cheio de cobras, onde teve uma morte lenta e dolorosa.

A história também menciona a ameaça que Ragnar fez antes de morrer, que jurou que seus filhos retornariam para vingá-lo. Isso aconteceu um ano depois, quando o exército pagão invadiu Northumbria e capturou o rei Aelle, a quem eles executaram no ritual nórdico da águia de sangue.

Como você pode ver, a série fez um trabalho espetacular de retratar todos os detalhes presentes nos escritos originais. Qual é a sua cena favorita?

You Might Also Like

2 Comments

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.