ColunasWagner Santos

Como ferramentas tecnológicas auxiliam os marketplaces

No Brasil, as vendas on-line tiveram um crescimento significativo nos últimos anos. De acordo com o levantamento Latin America 2022, apresentado pelo instituto britânico Retail X, sobre os dados do e-commerce da América Latina, o Brasil apareceu como país com maior crescimento no ano de 2022, com aumento de US$ 8,1 bilhões na receita em relação ao ano anterior. 

Além de crescer no faturamento, o comércio eletrônico também vem incorporando recursos de aprimoramento para atender às demandas dos marketplaces. 

Ferramentas alinhadas à tecnologia e inovação estão sendo utilizadas para otimizar e tornar mais seguro e ágil o comércio eletrônico, proporcionando mais tempo aos vendedores e gestores de marketplaces para desenvolver estratégias e minimizar erros no processo operacional. 

Exemplos de recursos oferecidos no mercado são os hubs e  Seller Center, ferramenta tecnológica desenvolvida pela Conecta Lá – empresa de tecnologia que oferece soluções inovadoras para marketplaces.

Para escolher a ferramenta tecnológica mais adequada para o comércio eletrônico, é preciso considerar as funcionalidades de cada uma e entender de que forma elas podem ajudar o e-commerce a potencializar sua relevância e proporcionar aumento na receita.

Entenda o que é hub

Quem trabalha com um marketplace como centro do seu sistema operacional de vendas sabe que otimizar processos é um dos aspectos decisivos para tornar a plataforma mais usual para consumidores e desenvolvedores. Segundo o coordenador de Vendas da Conecta Lá, Carlos Júnior, o hub é um recurso capaz de fornecer esse auxílio.

“O hub é uma ferramenta que para quem vende on-line, comercializa seus produtos em diversos marketplaces simultaneamente. De fato, é essencial, porque torna o processo automatizado, a dinâmica de vendas organizada e traz praticidade para esses processos”, explica o coordenador. 

Uma tradução válida para hub seria “eixo central”; o termo tem similaridade com a proposta da ferramenta. De modo geral, uma plataforma do tipo permite o gerenciamento dos produtos e anúncios em diversos marketplaces por meio de uma única tela, de forma simultânea. Nesse recurso, é possível controlar o estoque de produtos, relatórios financeiros, criações de kits e demais atividades relacionadas ao operacional.

O que é Seller Center?

Já o Seller Center é uma ferramenta tecnológica que visa fornecer auxílio aos gestores de marketplaces. Conforme explica Carlos Júnior, o objetivo desse recurso é possibilitar a administração de toda a operação em um marketplace próprio. Em suma, é um serviço para gestão do marketplace.

“O Seller Center vai possibilitar, de fato, que o marketplace in realize uma curadoria melhor de qualidade e classificação de sellers. É possível criar as regras específicas do negócio para o marketplace, como questão de números, controle da operação, a inclusão da própria plataforma, contrato comercial entre o vendedor e o marketplace”, pontua Júnior.

Em linhas gerais, o Seller Center é um recurso tecnológico que administra o processo operacional do marketplace, proporcionando a gestão do negócio e o desenvolvimento de um relacionamento alinhado com os vendedores em um só lugar. Utilizando esse tipo de ferramenta, a marca conta com uma business intelligence para obter todas as informações detalhadas sobre a operação, aspecto que facilita tomadas de decisões. 

Diferenças entre hub e Seller Center

Embora sejam dois recursos semelhantes, o hub e o Seller Center apresentam diferenças entre si. Segundo o coordenador de Vendas da Conecta Lá, a principal característica que difere as tecnologias é a abrangência de operações, pois enquanto a primeira ferramenta é focada na automatização dos processos de diferentes marketplaces, a segunda visa possibilitar a administração da etapa operacional de um marketplace próprio.

“Então, temos o hub, uma ferramenta que vai te plugar entre os principais meios de venda, e há o Seller Center, uma solução voltada para o marketplace in”, explica. Ainda de acordo com Carlos Júnior, ambas tecnologias podem ser utilizadas em conjunto, como estratégias complementares.

“São ferramentas que se integram, conversam e, dentro de um conjunto, têm o objetivo de tornar a operação mais escalável e mais automatizada para o marketplace e para o vendedor. O hub dá a possibilidade de o seller ter suas ações controladas em um só lugar e o Seller Center faz a integração com esse hub, com os sistemas do mercado e conversa com ele. Do ponto de vista do vendedor, ter um hub integrado a um marketplace in que usa o Seller Center significa dispor de ações alocadas em um só lugar”, afirma.

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Wagner Santos

Meu nome e Wagner Santos CEO da Revista de Marketing e profissional de SEO | Linkbuilder e escrevo sobre dicas para melhorar e alavancar sites na internet.

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