Como falar bem em público?

Como falar bem em público?

dezembro 5, 2019 0 Por Brunna Mendes

Falar em público pode ser um dos maiores desafios para profissionais, principalmente para as pessoas que acreditam que são tímidas. Muitas apresentam sérias dificuldades e até medo de falar em público. A ansiedade e o nervosismo podem levá-las a ter muitas reações que podem prejudicar sua apresentação, sua autoimagem, autoestima e isso prejudica ainda mais sua performance. Levando a reações físicas como “branco”, tremedeiras, sudoreses, rubores e outros sintomas que podem ser permanentes ou momentâneos, mas, sempre fatais para sua apresentação. A resposta para isso é se conhecer, conhecer as técnicas de Oratória e aprender a controlar essas reações para atingir o sucesso desejado.

“A oratória é a arte de falar em público, de forma eficiente, clara, objetiva e concisa. Passar sua mensagem com naturalidade e espontaneidade. Sabendo controlar suas emoções”, conta Sirley Maciel, analista comportamental e escritora, especializada em oratória.

Algumas dicas, orientações e truques podem ser valiosos, seja na hora de exercitar ou no momento da apresentação. Confira oito conselhos da profissional:

Demonstre confiança, determinação e alegria! Na postura, nos gestos, na expressão fisionômica e na voz. Tudo com muita naturalidade e espontaneidade. Lembre-se: o momento é seu. Dê o seu melhor!

Tenha controle e consciência sobre seus movimentos. Não deixe os movimentos involuntários, tiques e cacoetes tomarem conta de você. Controle a emoção e conseguirá controlar as reações fisiológicas!

Deixe os gestos acompanhar a fala naturalmente. Não prenda as mãos, não coloque elas nos bolsos e não use muletas. Deixe-as livres; elas sabem o que fazer!

Cuide com a sua voz, projetando, articulando bem as palavras. Atenção para o ritmo adequado de fala. Nem rápido nem lento, mas, com emoção!!

Respirar com consciência e qualidade. A respiração é fundamental para a produção adequada da fala e para o autocontrole!

Fuja dos vícios de linguagem como, “só, né”, “tipo” ou “né?” entre outros.

Aposte no storytelling e crie uma narrativa lógica e coerente. Essa técnica é a melhor maneira de ensinar ou passar algo ao público sem que pareça uma aula maçante.

Interaja com seu público! Olhe nos olhos e faça perguntas, mesmo que seja difícil no começo. Com a boa oratória, o público irá cooperar. “Não ter medo e saber controlar o discurso, a estrutura, a voz e o comportamento, é a chave para o seu sucesso! Todos conseguem com a prática, mesmo os que acreditam serem tímidos”, conta Sirley.

Estar ciente de sua linguagem corporal, do seu conhecimento, estrutura, voz sem perder o foco no público, são ferramentas importantíssimas para obter as vantagens para brilhar através de sua fala. O sucesso virá independente da finalidade, local ou assunto que você precisa apresentar.