ColunasWagner Santos

Aprenda como criar um site gratuito para o seu negócio! 

Seja você freelancer ou proprietário de uma pequena empresa, ter um site é essencial para atrair mais clientes para o seu negócio. Você pode criar um site grátis e começar a captar leads e convertê-los em clientes.

Se você deseja criar um site ou otimizar o já existente, aqui separamos 6 dicas para você aplicar na sua nova página virtual. Algumas são práticas recomendadas básicas de SEO, enquanto outras se concentram em áreas mais avançadas que podem ser novas para você. 

Boa leitura! 

1. Tenha um bom nome de domínio.

Seu nome de domínio geralmente é a primeira coisa que os visitantes veem em seu site. Um nome muito complexo pode ser difícil para os usuários lembrarem ou até mesmo escreverem, embora o nome do domínio não seja um fator de ranqueamento, pode ter um nome que melhore a experiência do usuário.

Algumas observações para quando for registrar um novo domínio:

  • O site da sua empresa deve ser fácil de ler. Evite usar gírias, inventar palavras que possam confundir o usuário;
      
  • Mantenha-o o mais curto possível. Quanto mais curto, mais fácil é lembrar e digitar corretamente.
      
  • Use a extensão de domínio adequada. Tente sempre torná-lo um nome de domínio.com, embora tenham surgido outras extensões como .digital, .biz, utilize .com ou .com.br que são mais comuns.
      
  • Evite números e hífens, eles são difíceis de lembrar e de memorizar quando comparamos com domínios com apenas uma palavra.
      
  • É importante que você busque por nomes que não tenham semelhança com marcas já registradas.
      

2. Escolha um provedor de serviços de hospedagem confiável para o seu site.

Um serviço de hospedagem de sites é uma empresa que fornece a tecnologia e os serviços necessários para guardar as informações do seu site e permitir que outras pessoas possam acessá-lo.

O custo do uso de serviços de hospedagem está diretamente relacionado à quantidade de espaço de armazenamento, memória, potência do processador, etc. Então conforme as suas necessidades aumentem, maior será o preço cobrado pelo serviço.

3. Exiba uma descrição clara do seu negócio!

Ao criar seu site para pequenas empresas, inclua um parágrafo de introdução com informações básicas sobre você e sua empresa. A primeira coisa que um potencial cliente verá em seu site, afinal, é seu banner e sua página principal. Eles precisam saber quem você é e o que você faz imediatamente para evitar se sentir perdido e confuso.

Certifique-se de ter os links do menu de navegação principal e de rodapé claramente visíveis e de fácil acesso para seus usuários. Isso permite que eles tenham uma ideia melhor do que é o seu negócio.

4. Escolha um Sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS)

Um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) é um aplicativo de software que você pode usar para criar e gerenciar conteúdo digital, como texto, imagens, áudio, vídeo e documentos. Algumas pessoas usarão o CMS para executar um blog, enquanto outras o usarão para seu site. Existem muitos sistemas de gerenciamento de conteúdo para escolher; cada um com suas próprias forças e fraquezas únicas.

Embora alguns CMS Open Source tenham ganhado popularidade, sempre há problemas com a segurança, já que precisa ser atualizado constantemente para que não seja invadido. Na verdade, é difícil manter a segurança quando se tem vários plugins de terceiros.

Prefira plataformas que ofereçam o sistema completo, hospedagem e construtor de sites, assim você terá um site seguro e mais rápido.

Algumas plataformas oferecem um sistema de construção de sites completo, com sistema drag & drop, otimização para SEO, gestão de e-commerce, etc. A hospedagem também pode estar inclusa, o que elimina as dores de cabeça que você possa ter com as configurações.

5. Experiência do Usuário: Crie uma interface que atraia o usuário.

Se o site da sua empresa não está gerando os tipos de resultados que você esperava, talvez seja hora de experimentar algumas novas ideias:

  • Use um layout limpo que seja atraente e fácil de usar
  • Certifique-se de que seus gráficos estejam otimizados para carregamento rápido e carregamento na ordem em que são visualizados.
  • Pesquise a concorrência para ver como eles projetaram e otimizaram seus sites. Saiba o que eles fizeram e aplique no seu site. Você vai acabar com algo melhor.
  • Pesquise seu público-alvo para ver o que eles querem do seu site e ofereça uma melhor experiência na navegação.
  • Seja consistente em todo o site e nas comunicações de marketing.
  • Projete um sistema de navegação intuitivo para seu site que permita que os usuários acessem as páginas de que precisam rapidamente.
  • Deixe as informações de contato visíveis para ajudar os usuários.
  • Inclua call-to-actions (CTAs) nas páginas que você criar.
  • Crie páginas padrão para pequenas empresas, como:
    • Home
    • Sobre Nós
    • Serviços/Produtos (com descrição e imagens)
    • Sitemap 
    • Equipe
    • Contato
    • Termos de Uso
    • Política de Privacidade
    • Adicione qualquer outra página que seja relevante para o seu negócio.

6. Otimize seu site para os mecanismos de buscas

SEO é um método de marketing online onde um conjunto de práticas é usado para garantir que uma página da web seja encontrada por mecanismos de busca como o Google. É o processo pelo qual um site é submetido para que possa obter a classificação mais alta nos resultados de pesquisa.

Velocidade no tempo de carregamento é um dos fatores que o Google leva em consideração no momento de avaliar quais são os melhores resultados que ajudarão o usuário. O conteúdo também deve ser otimizado e isso consiste em aplicar boas práticas de SEO, que são:

  • Pesquisa e implementação de palavras-chave.
  • Otimizar o código do site
  • Velocidade do carregamento da página
  • Utilizar certificados de segurança como o SSL
  • Ter um site mobile friendly
  • Ter muitas avaliações positivas sobre seu produto pode levar a uma maior visibilidade e aumentar as vendas
  • Usando links internos em todo o seu site para manter as pessoas navegando por ele.

O SEO é uma das estratégias de marketing mais eficazes que existem, e se você quer aparecer nas primeiras páginas dos buscadores como Google ou Bing, precisa fazer parte do seu plano.

Comece agora a criar o seu site

Agora você já sabe quais são os pontos principais que você deve se atentar para criar o site da sua empresa.

Cada uma destas etapas pode ser um pouco trabalhosa, por isso é importante escolher uma plataforma que lhe ajude a ganhar tempo na construção dos sites.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Wagner Santos

Meu nome e Wagner Santos CEO da Revista de Marketing e profissional de SEO | Linkbuilder e escrevo sobre dicas para melhorar e alavancar sites na internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Romã: o segredo para manter a mente afiada. Desvende os Segredos do Exercício Ideal para Emagrecer com Saúde! Mitos e Verdades do Vinagre de Maçã Noite Sem Descanso? Descubra os Perigos do Trabalho Noturno para sua Saúde! Celebrando 20 Anos de “De Repente 30” A Longa Espera Termina: Voyager 1 Fala com a Terra Toque Futurista: A Chegada dos Botões Capacitivos no iPhone 16 Em meio ao reality, participante do Big Brother Argentina enfrenta batalha contra o câncer. Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida.

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.