ColunasDicasMarketing digitalWagner Santos

Como aumentar o faturamento do seu e-commerce com técnicas simples?

Ultimamente, acompanhamos o crescimento do comércio digital. Cada vez mais, pessoas que sonham em abrir seu próprio negócio acaba optando por fazer isso por meio do e-commerce, e existem muitas razões para isso.

Seja pelo crescimento das vendas do setor, de 35,36% no último ano, seja pelos custos reduzidos na hora de começar, seja até por você desejar de fato vender um info-produto, esse é um mercado que está faturando, e faturando alto.

Se você está começando agora nesse ramo e quer também fazer parte dessa onda de sucessos, existem alguns pontos que devem ser considerados.

Esse é um tipo de negócio sério igual a qualquer outro, onde você deve vender de forma responsável, usando produtos de qualidade, atendendo bem, tendo bons preços, basicamente tudo que é exigido de um comércio físico.

Por que é importante falar sobre isso? Porque existem muitas pessoas que começam nesse ramo e acabam tendo a ilusão de que a sua loja online pode dar certo com menos esforço, e isso está bem longe de ser verdade.

Se você quer ter um faturamento alto e quer fazer com que uma loja online realmente vale a pena, certamente precisará se dedicar bastante. Essa dedicação requer resiliência, já que no começo pode parecer que seus esforços estão sendo em vão, mas saiba que muito do sucesso de um comerciante vem do planejamento e da insistência.

Para ajudá-lo nesse processo que sabemos que poderá ser frustrante, hoje daremos algumas dicas sobre o que você pode fazer para que o faturamento do seu e-commerce esteja sempre subindo.

Leve a sério todos os setores da sua empresa!

Não importa quão pequeno você considera o seu negócio, se ele tem mais de um setor é porque todos eles são necessários para o bom funcionamento de tudo. Entenda que a empresa é um motor, e cada peça é fundamental para que ele funcione com a máxima potência.

Se a sua contabilidade para e-commerce não vai bem, ou se o seu marketing não vai bem, eles vão acabar puxando para baixo algum outro setor, como o de vendas mesmo, e prejudicar seu lucro diretamente.

É importante ter isso em mente, já que muitos empresários quando estão começando acreditar que, só porque as vendas estão acontecendo, aquele problema de um determinado setor pode esperar, quando, na verdade, o correto é você apagar o fogo antes que ele se torne um grande incêndio.

Preste o melhor atendimento possível!

Outro setor que é geralmente negligenciado por pessoas que trabalham há pouco tempo no setor, é o de atendimento. As pessoas têm uma vontade maior de compra quando sentem que estão sendo bem tratados, e isso também é regra quando se compra pela internet.

Isso porque em muitos comércios, a pessoa conversa com um atendente pela sala de conversação ou pelo WhatsApp, e sentir que alguém demora para responder ou não responde com a educação esperada, muitas vezes até com indiferença, afasta o cliente do negócio.

Invista em atendimento bem feito, que tirará todas as dúvidas do cliente, dar-lhe-á todo o suporte necessário, sempre com cordialidade e respondendo de forma rápida. 

Essa será a primeira coisa que as pessoas vão comentar entre elas na hora de falar do seu negócio, e certamente será um dos fatores que encorajará as pessoas a comprarem com você.

Upsell e cross sell

Essas duas táticas são as mais usadas para e-commerce, e já se mostraram extremamente úteis, e você mesmo, na posição de consumidor, já pode ter sido seduzido por uma delas.

Isso porque o Upsell e o Cross sell são responsáveis por oferecer ao cliente um produto superior ou parecido com o que ele já comprou. Isso acontece muito com propagandas, onde você compra algo na internet e nas próximas semanas recebe ofertas parecidas.

Isso de fato funciona, já que as pessoas, ou querem um upgrade daquilo que elas já têm, ou realmente querem outros itens de natureza superior ao que ela deseja comprar.

Conectar-se mais com seus clientes!

Essa é uma dica muito ampla e pode ser aplicada de diversas formas diferentes. Conectar-se com seus clientes significa criar um laço de respeito e confiança, algo que você só faz se, além de bons produtos, você tiver um meio de estar interagindo com eles.

Nesse caso, as redes sociais são de longe as mais recomendadas. Isso porque é por meio das redes sociais mais populares que temos, que você pode postar fotos, vídeos, textos, fazer postagens rápidas, pode responder a comentários, etc.

Tudo isso faz com que seus clientes sintam que você é uma empresa acessível, confiando nos seus produtos, e até sentindo que, caso exista algo de errado, vão conseguir falar com você mais facilmente para corrigir o problema.

Não há nada melhor para o cliente do que sentir que a empresa é acessível.

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Wagner Santos

Meu nome e Wagner Santos CEO da Revista de Marketing e profissional de SEO | Linkbuilder e escrevo sobre dicas para melhorar e alavancar sites na internet.

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