Comitê Científico recomenda lockdown para Natal e Mossoró

maio 22, 2020 0 Por Rafael Nicácio
Comitê Científico recomenda lockdown para Natal e Mossoró

O Comitê Científico do Nordeste avaliou que Natal e Mossoró devem ser incluídas entre as cidades que são recomendadas a iniciarem com o isolamento mais restritivo (conhecido pelo termo em inglês lockdown). De acordo com o boletim divulgado, o número crescente de casos nos dois municípios e o quantitativo de leitos gerais das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), ocupados acima de 80%, “são os principais motivos para a inclusão”.

O Comitê também orientou que o lockdown seja implantado na área metropolitana de João Pessoa e em Campina Grande, no estado da Paraíba, e nas cidades de Arapiraca e São Miguel dos Campos, no estado de Alagoas. Confira aqui o boletim na íntegra.

“Esta é uma recomendação científica para os governadores e prefeitos dos estados e cidades supracitados, cabendo a esses gestores decidir pela sua implementação ou não”, diz o documento – que é assinado pelos cientistas Miguel Nicolelis e Sérgio Rezende, coordenadores do comitê que avalia a situação do Nordeste no combate ao coronavírus.

Recentemente, o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde) solicitou à Justiça potiguar que fosse decretado o lockdown na região Metropolitana de Natal. Mas o juiz Luiz Alberto Dantas Filho, da 5ª Vara da Fazenda Pública, negou o pedido.

A medida de lockdown significa confinamento ou fechamento total. A ação tem sido usada frequentemente desde o agravamento da pandemia da Covid-19.