Com poucas e saudáveis calorias: conheça todos os benefícios da pipoca de milho
Foto: Pixabay

Com poucas e saudáveis calorias: conheça todos os benefícios da pipoca de milho

fevereiro 26, 2018 0 Por Rafael Nicácio

A pipoca de milho é um dos aperitivos mais cobiçados do mundo, especialmente por causa do seu sabor e por ser a companheira perfeita na hora de acompanhar um filme ou maratonar uma série da Netflix.

Mas a fama, muitas vezes, não é acompanhada de boas críticas. Enquanto a pipoca é considerada clássica e tradicional nas salas de cinema, também é erroneamente conhecida como junk food (alimentos com alto teor calórico) quando, de fato, é feita de milho. Ou seja, de forma natural, pois trata-se de grãos. E isso lhes permite oferecer muitos benefícios.

Vamos conferir?

Elas têm muita fibra

Em média, uma saquinho com 100 gramas de pipoca contém 15 gramas de fibra. Sim, mas e daí? Leve em consideração que 25 gramas é a quantidade ideal que uma pessoa deve consumir por dia. Isso faz da pipoca uma das fontes mais ricas em fibra do mundo.

Na verdade, na Pesquisa Nacional de Nutrição dos EUA , verificou-se que os consumidores regulares de pipoca tinham, em média, 250% mais de consumo de grãos integrais do que aqueles que não consumiram pipoca.

Controla a quantidade de açúcar

“Alimentos completos nos protegem contra o diabetes tipo II”, de acordo com um estudo sobre o assunto, realizado em 2004. “Alimentos e legumes completos melhoram os indicadores de metabolismo de glicose, lipídios e lipoproteínas em pessoas com diabetes e em pessoas saudáveis”.

pipoca de milho

Elas contêm antioxidantes

Joe Vinson, da Universidade de Scranton, revelou em 2012 que a pipoca tem um alto valor de antioxidantes. Na verdade, elas contêm mais polifenóis do que muitas frutas e vegetais.

Os antioxidantes são bons para reduzir o envelhecimento das células e combater doenças cardiovasculares, além de trazer outros benefícios. “A pipoca pode ser o lanche perfeito”, disse Vinson à American Chemical Society “Elas merecem mais respeito”.

Elas favorecem numa boa digestão

Como observamos anteriormente, a pipoca tem muita fibra. E a fibra tem a capacidade de dissolver no fluido do sistema digestivo e promover o movimento intestinal, por isso são uma boa opção para tratar constipação.

Saciedade

A fibra, neste caso na pipoca, é boa para aqueles que procuram uma dieta, porque elas fornecem uma saciedade no organismo. Ao nos deixar satisfeitos, inibem a liberação dos hormônios que geram apetite e impedem a compulsão alimentar.

Como se isso não bastasse, um copo de pipoca tem apenas 30 calorias (a menos que você adicione manteiga, sal ou açúcar). Além disso, elas têm muito pouca gordura saturada, enquanto seus óleos naturais geralmente são saudáveis ​​e essenciais para uma dieta equilibrada.

Valor nutricional

pipoca tem um incrível valor nutricional. Na verdade, 100 gramas de pipoca têm mais ferro do que 100 gramas de carne, mais fibra do que 100 gramas de maçã e mais potássio do que 100 gramas de cenoura.

Mas não só isso: a pipoca também tem vitamina B1, B3, B6, zinco, cobre, fósforo, potássio e manganês. E, vamos encarar, elas são muito mais apetitosas do que uma cenoura… pelo menos para uma noite de cinema.

Atenção! Tenha cuidado

Sim, a pipoca tem muitos benefícios surpreendentes, mas você deve ter cuidado com certos detalhes. Muitos dos sacos de pipoca prontos para microondas geralmente vêm com grandes proporções de sal e manteiga.

É aconselhável comprar milho e prepará-lo em casa. Embora seja um pouco mais trabalhoso, você se certificará de que elas são realmente pipoca saudável e não algo completamente industrializado.

Por outro lado, muitas pessoas adicionam na pipoca o queijo cheddar, sal, manteiga, caramelo, açúcar ou outras variedades da culinária. Esses agregados não são tão saudáveis. Enquanto a pipoca é nutritiva, todos esses aditivos podem ser ainda mais prejudiciais do que o benefício da pipoca.

Por fim, um lembrete: tudo em excesso faz mal! Saiba maneirar na hora de consumi-la e certifique-se de ter uma alimentação variada, pois uma alimentação a base de muita pipoca não “sustenta” ninguém de pé.

Esta notícia foi interessante para você? Compartilhe com seus amigos!