Notícias

Com eleição surpreendente, Trump é o novo presidente dos EUA

(ANSA) – O candidato republicano, Donald Trump, foi eleito na madrugada desta quarta-feira (9) o novo presidente dos Estados Unidos. Ele conquistou 276 votos do colégio eleitoral, contra 218 da sua adversária, a democrata Hillary Clinton.

Antes visto como “piada” e “candidato improvável”, Trump será o 45º presidente dos Estados Unidos, sucedendo Barack Obama, que governou por dois mandatos (2009-2017). Ele assumirá a Casa Branca no dia 20 de agosto.

A vitória de Trump surpreendeu o mundo, pois em todas as pesquisas de intenção de voto o magnata aparecia atrás de Hillary, apesar da margem estreita de voto. Os dois candidatos enfrentaram uma alta rejeição do eleitorado norte-americano e Trump, além disso, protagonizou várias polêmicas durante a campanha eleitoral.

Um dos maiores magnatas dos Estados Unidos e financiador da própria campanha, Trump prometeu reduzir impostos, valorizar os veteranos de guerra e impor na ordem mundial o poder político norte-americano.

O republicano também ameaçou proibir a entrada de muçulmanos nos EUA, adotar uma política imigratória restrita e construir um muro na fronteira com o México. Em um dos momentos mais delicados da corrida eleitoral, Trump foi acusado por várias mulheres de cometer abusos sexuais e apareceu em um vídeo fazendo comentários obscenos sobre sexo.

A apuração dos votos nos Estados Unidos foi apertada e começou com Hillary Clinton à frente. Na madrugada, quando foram finalizadas as contagens na Florida, Utah e Georgia, Trump passou para a liderança. O resultado final veio por volta das 5h00 de Brasília. Trump logo apareceu em Nova York para seu discurso de vitória, no qual adotou um tom conciliatório e disse que este “é o momento do país se unir”.

O magnata republicano elogiou Hillary por seu trabalho durante um ano e meio de campanha eleitoral e também teceu vários elogios para sua esposa, Melania, e seus cinco filhos. As palavras mais amenas foram dirigidas também para os outros países do mundo, com os quais Trump prometeu “se relacionar bem”.

Por fim, o magnata já citou que pode tentar a reeleição e disse esperar que os norte-americanos se orgulhem dele.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Romã: o segredo para manter a mente afiada. Desvende os Segredos do Exercício Ideal para Emagrecer com Saúde! Mitos e Verdades do Vinagre de Maçã Noite Sem Descanso? Descubra os Perigos do Trabalho Noturno para sua Saúde! Celebrando 20 Anos de “De Repente 30” A Longa Espera Termina: Voyager 1 Fala com a Terra Toque Futurista: A Chegada dos Botões Capacitivos no iPhone 16 Em meio ao reality, participante do Big Brother Argentina enfrenta batalha contra o câncer. Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida.

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.