Ciência

Clarão no céu é visto por moradores em vários pontos do Nordeste

Na noite desta quarta-feira (15), por volta das 22h, um grande clarão pôde ser visto no céu e causou muita repercussão nas redes sociais. De acordo com a Sociedade Astronômica do Recife (SAR), a luminosidade foi provocada por um bólido, um grande meteoro que possivelmente veio de uma chuva de meteoros da constelação de Orion. Os comentários nas redes sociais eram recorrentes e muitas pessoas afirmam terem visto o clarão em Alagoas, Paraíba, no interior de Pernambuco e no Rio Grande do Norte.

Paula Thorpe, do Grupo de Astronomia de Pernambuco, informou que a instituição recebeu relatos plausíveis de que um meteoro foi visto além do céu da Região Metropolitana do Recife. “Recebemos relatos também legítimos do avistamento de residentes no estado da Paraíba”. Pelas descrições e relatos, segundo o professor James Solon, integrante do Grupo de Astronomia de Pernambuco, o AstroPE, o objeto tem características de se tratar de um meteorito, também conhecido como ‘fireball‘, devido ao “forte clarão que provoca no céu”, disse.

Solon afirmou ainda que a queda de meteoros acontecem todos os dias, mas não com toda essa magnitude e que também não é possível prever a intensidade de seu brilho. “As estrelas cadentes são, nada mais, que meteoros se desprendendo das constelações, ou se deslocando no espaço”, explica.

Alguns moradores conseguiram filmar o fenômeno, confira:

https://www.youtube.com/watch?v=M9YaIk39178

https://www.youtube.com/watch?v=pxoOiK0lpB0

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Siga o Portal N10 no Google News para acompanhar nossas notícias. Clique na imagem abaixo!

Romário Nicácio

Administrador de Redes. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento. Redator de sites desde 2009, passando pelo Notícias da TV Brasileira (NTB), Blog Psafe e vários outros de temas variados. E-mail: romario@oportaln10.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.