Destaques, Política

Citando Papa, Raquel Dodge toma posse como procuradora-geral

Raquel Dodge
Foto: Lula Marques/AGPT

(ANSA) – Citando um discurso do papa Francisco sobre corrupção, a nova procuradora-geral da República, Raquel Dodge, de 56 anos, assumiu na manhã desta segunda-feira (18) o cargo deixado por Rodrigo Janot.

Ela é a primeira mulher no posto, em toda a história do Brasil. “Peço a proteção de Deus para que, nos momentos em que eu for colocada à prova, não hesite”, afirmou Dodge, focando seu pronunciamento em dois pontos: coragem e combate à corrupção.

A cerimônia de posse ocorreu em Brasília e contou com a presença do presidente Michel Temer, que embarca ainda hoje para Nova York, onde jantará com o republicano Donald Trump e discursará na Assembleia-Geral das Nações Unidas. Adversário de Dodge, Janot, por sua vez, não compareceu e alegou que não fora convidado.

Ao discursar na cerimônia, Temer alfinetou a nova procuradora e o Ministério Público, advertindo que “a autoridade suprema” é a lei, e não as pessoas que ocupam os cargos. O peemedebista também alertou sobre os riscos de “ultrapassar os limites da lei”. “O poder não é nosso, é do povo”, comentou Temer, que sempre criticou Janot, acusando-o de desestabilizar a harmonia entre os poderes.

Nos bastidores, Dodge é vista como uma pessoa reservada, a qual, diferentemente de Janot, não deverá assumir o protagonismo na condução da Operação Lava Jato – encargo que ficará com o procurador José Alfredo de Paula Silva.

Raquel Dodge

Mestre em Direito pela Universidade de Harvard e no MPF desde 1987, Raquel foi uma escolha pessoal de Temer para o cargo. A procuradora terá de se equilibrar entre as pressões de Brasília e os grandes casos de corrupção envolvendo políticos.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.