DestaquesUniverso

Cientistas descobrem exoplaneta perto de uma zona potencialmente habitável

'Superterra' é capaz de reter água em sua superfície

O telescópio japonês Subaru, localizado no Havaí (EUA), permitiu pela primeira vez detectar, por meio de seu espectrógrafo infravermelho IRD, um planeta extra-solar: Ross 508 b, que está próximo de uma zona potencialmente habitável e é capaz de reter água em sua superfície, o que o torna um alvo importante para futuras observações verificando a possibilidade de vida em torno de estrelas de baixa massa.

O planeta está a cerca de 37 anos-luz da Terra e orbita uma estrela anã vermelha chamada Ross 508, que é cinco vezes mais leve que o Sol. No entanto, tem uma massa cerca de quatro vezes maior que a do nosso planeta.

A distância média de sua estrela central é 0,05 vezes a distância entre a Terra e o Sol, e está na borda interna da zona habitável. Também é provável que tenha uma órbita elíptica, caso em que cruzaria a zona habitável com um período orbital de cerca de 11 dias , dizem os astrônomos japoneses.

Esta ‘super-Terra’ é o primeiro exoplaneta descoberto através de uma busca sistemática com um espectrômetro infravermelho. Os resultados da respectiva pesquisa foram publicados na revista Japan Astronomical Society Publications.

A pesquisa em planetas do sistema não solar, que percorreu um longo caminho nos últimos anos, está atualmente focada em ambientes de anãs vermelhas, que são menos massivas que o Sol e são excelentes alvos para encontrar exoplanetas próximos à Terra. A descoberta desses corpos celestes, com observações detalhadas de suas atmosferas e camadas superficiais, permitirá discutir a presença ou ausência de vida em ambientes muito diferentes dos do sistema solar, diz o comunicado.

“Já se passaram 14 anos desde o início do desenvolvimento do IRD. Continuamos nosso desenvolvimento e pesquisa na esperança de encontrar um planeta exatamente como Ross 508 b”, disse o professor Bun’ei Sato, do Instituto de Tecnologia de Tóquio.

“Esta descoberta foi possível graças ao alto desempenho instrumental do IRD, à grande abertura do telescópio Subaru e ao quadro estratégico para observações”, sublinhou o astrônomo. “Estamos empenhados em fazer novas descobertas “, acrescentou o cientista.

Siga o Portal N10 no Google News para acompanhar nossas notícias. Clique na imagem abaixo!