Mundo

China promete reagir após instalação de escudo antimísseis

PEQUIM | (ANSA) – A China anunciou nesta terça-feira (7) que reagirá “com determinação” para proteger sua segurança após a instalação do escudo antimísseis norte-americano THAAD na Coreia do Sul.

Segundo o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Geng Shuang, o país “se opõe firmemente e tomaremos resolutamente as medidas necessárias para defender nossos próprios interesses de segurança”.

Nesta segunda-feira (6), Washington anunciou o início da instalação de elementos do sistema antimísseis na Coreia do Sul. “Os Estados Unidos e a Coreia do Sul serão responsáveis por todas as consequências “, acrescentou Shuang.

No ano passado, os dois países haviam concordado de instalar o sistema THAAD (Terminal High-Altitude Area Defense) para se protegerem da Coreia do Norte, apesar de Pequim e Moscou consideraram o sistema uma ameaça à segurança já que o escudo poderia servir para obter dados de inteligência de suas bases militares.

A decisão foi tomada um dia após a Coreia do Norte ter disparado quatro mísseis, sendo que três deles caíram no Mar do Japão. “Pedimos a todas as partes que detenham a instalação e que não sigam por este mau caminho”, ressaltou o porta-voz.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.