Mundo

China promete reagir após instalação de escudo antimísseis

PEQUIM | (ANSA) – A China anunciou nesta terça-feira (7) que reagirá “com determinação” para proteger sua segurança após a instalação do escudo antimísseis norte-americano THAAD na Coreia do Sul.

Segundo o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Geng Shuang, o país “se opõe firmemente e tomaremos resolutamente as medidas necessárias para defender nossos próprios interesses de segurança”.

Nesta segunda-feira (6), Washington anunciou o início da instalação de elementos do sistema antimísseis na Coreia do Sul. “Os Estados Unidos e a Coreia do Sul serão responsáveis por todas as consequências “, acrescentou Shuang.

No ano passado, os dois países haviam concordado de instalar o sistema THAAD (Terminal High-Altitude Area Defense) para se protegerem da Coreia do Norte, apesar de Pequim e Moscou consideraram o sistema uma ameaça à segurança já que o escudo poderia servir para obter dados de inteligência de suas bases militares.

A decisão foi tomada um dia após a Coreia do Norte ter disparado quatro mísseis, sendo que três deles caíram no Mar do Japão. “Pedimos a todas as partes que detenham a instalação e que não sigam por este mau caminho”, ressaltou o porta-voz.

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!). Fale conosco!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.